Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/17216
Título: | Um estudo sobre os processos de aprendizagem musical na Folia de Reis do grupo de Foliões Santa Luzia da comunidade Serra Bonita Buritis-MG |
Autor(es): | Cunha, Ana Lúcia Pereira da |
Orientador(es): | Ribeiro, Hugo Leonardo |
Assunto: | Manifestação cultural - Folias de Reis Cultura popular Música - instrução e estudo |
Data de apresentação: | 9-Dez-2016 |
Data de publicação: | 20-Jun-2017 |
Referência: | CUNHA, Ana Lúcia Pereira da. Um estudo sobre os processos de aprendizagem musical na Folia de Reis do grupo de Foliões Santa Luzia da comunidade Serra Bonita Buritis-MG. 2016. 41 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Este trabalho de Conclusão de Curso tem o objetivo de investigar e compreender os processos de aprendizagem musical que ocorrem dentro do contexto de Folia de Reis desta comunidade local na região Serra Bonita de Buritis-MG. A metodologia foi a pesquisa qualitativa etnográfica analisada sob o conceito de “comunidade de prática”. A técnica de coleta de dados foi baseada em entrevista dos participantes e a observação. Os participantes foram dois Foliões participantes do grupo do festejo. Através da pesquisa foi possível conhecer como vivenciam essa tradição e como ocorreu esse processo de aprendizagem e transmissão do conhecimento cultural. Como resultado, identificou-se que há um aprendizado apoiado na prática coletiva na qual os músicos aprendem, principalmente, através da observação e imitação, incentivados através do encorajamento de seus familiares e pares, onde músicos mais experientes e antigos do grupo são incentivados a ensinar, interferindo quando houver necessidade e fazendo cabíveis correções aos que estão aprendendo. Por essa razão consideramos que esse grupo de Folia de Reis pode ser considerado uma “comunidade de prática”, possibilitando uma aprendizagem significativa, pois há uma ligação forte com o interesse do aprendiz e sua cultura local. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2016. |
Aparece na Coleção: | Música
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons