Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17211
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JoaoBatistaAmaro_tcc.pdf262,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Iniciação musical com a flauta doce em projetos sociais : uma revisão de literatura
Autor(es): Amaro, João Batista
Orientador(es): Dissenha, Susana Ester Kruger
Assunto: Música - instrução e estudo
Flauta
Data de apresentação: 6-Dez-2016
Data de publicação: 20-Jun-2017
Referência: AMARO, João Batista. Iniciação musical com a flauta doce em projetos sociais: uma revisão de literatura. 2016. 37 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ipatinga-MG, 2016.
Resumo: O objetivo desse trabalho foi identificar e selecionar alguns trabalhos acadêmicossobre a “Iniciação Musical com a flauta doce” em locais não formais, ou seja, fora do ambiente escolar formal, no interstício de 2010 a 2016, buscando o entendimento de como acontece o ensino de flauta doce em projetos sociais, igrejas e programas sociais, abordando os principais pontos positivose as dificuldades e/ou problemas que emergem nessa literatura. Este trabalho proporciona informações apresentadas por alguns autores selecionados no período, em especial os benefícios desse trabalho, de forma geral. O trabalho visa contribuir para a área de Educação Musical, no sentido de apresentar as temáticas e tendências da literatura sobre ensino de flauta, indicando autores e fontes. Diante desta revisão, pode-se concluir que há uma pequena tendência de se propor na iniciação musical com aflauta doce, a autonomia do aluno, uma vez que é um instrumento de fácil locomoção e acesso, que pode ser utilizadocomo ferramenta musicalizadora que proporciona melhor assimilação de conteúdos bem como a busca por um repertório que melhor se adapteà realidade do aprendiz, e também um aumento, no número de produção referente ao ensino em grupo.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2016.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons