Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/17207
Título: | A poesia como prática pedagógica fundamental na formação de leitores |
Autor(es): | Mota, Edna Gomes da |
Orientador(es): | Batista, Eni Abadia |
Assunto: | Interesses na leitura Educação de crianças Leitura |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 19-Jun-2017 |
Referência: | MOTA, Edna Gomes da. A poesia como prática pedagógica fundamental na formação de leitores. 2015. 29 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Buritis-MG, 2015. |
Resumo: | A utilização da poesia na sala de aula é uma das formas de se proporcionar às crianças a construção do hábito da leitura e o prenúncio do adentrar ao mundo letrado. Assim, o objetivo principal deste estudo é apresentar a poesia como gênero textual aplicado na sala de aula desde os primeiros anos da escola e como pode contribuir para a formação de leitores críticos estimulando a oralidade e a criatividade e o gosto pela leitura. A metodologia adotada é qualitativa, consiste de estudo teórico e de campo, nos moldes de estudo de caso. A pesquisa teórica segue os estudos de Machado (1999) Koch (2010), Zilberman (1989), Coll (1994), entre outros. A pesquisa de campo, realizada em uma Escola de Cabeceiras – GO com a turma de alunos do 2º período da Educação Infantil. Com a pesquisa evidenciou-se que a utilização da poesia nesta fase tem dificuldades e facilidades, mas é um instrumento útil para promover encantamento pela leitura na sala de aula de crianças que iniciam as práticas de letramento escolar. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, 2015. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons