Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Deire Lúcia de | - |
dc.contributor.author | Soares, Luciano Ribeiro da Silva | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Luciano Ribeiro da Silva. Geogebra: ferramenta facilitadora ao processo de ensino aprendizagem de Geometria. 2015. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Matemática possui grande influência na vida das pessoas, por sua vez a Matemática escolar tem por finalidade ofertar conhecimentos de tal modo que as pessoas sejam capazes de, no seu dia-a-dia, analisar de forma autônoma as mais diversas situações que envolvam o uso da Geometria. Intrínseca à Matemática escolar, a Geometria se apresenta como responsável pelas compreensões relativas às figuras geométricas. Ela, durante séculos, tem se apresentado como secundária ao processo de ensino-aprendizagem em Matemática, o que produziu sua visão fragmentada. Para propor uma mudança relativa ao abandono do ensino de Geometria no Brasil a que se refere Pavanello (1993), bem como um ensino geométrico significativo, foi necessário buscar fundamentação teórica a cerca do tema, bem como as possibilidades advindas das atuais ferramentas tecnológicas que propiciem ao aluno uma aprendizagem significativa, inovando o espaço de construção de conhecimento. A presente pesquisa-ação de cunho qualitativo consistiu em perceber, sentir e observar as potencialidades do software de Matemática Dinâmica GeoGebra no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Geometria no 6º ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Pompílio Marques de Souza, com relação à reta e suas posições relativas. Para tanto, a pesquisa contou com 10 (dez) alunos em 4 (quatro) encontros na sala de informática da escola, onde foi proposto que os alunos realizassem uma sequência de atividades utilizando o GeoGebra sob a orientação do pesquisador. Durante a realização das atividades, o pesquisador registrou por escrito as falas, as ações de como se desenvolveu cada um dos contatos, as dificuldades, observações, percepções, as intervenções do pesquisador, as situações pertinentes e as reflexões dos alunos acerca da utilização do software. Como resultado dos apontamentos escritos, análise das falas, ações e observações, a pesquisa evidenciou-se positivamente à compreensão dos conceitos e propriedades acerca das retas e suas posições relativas, corroborando o software como ferramenta didático-pedagógica facilitadora ao processo de aprendizagem de Geometria no 6º ano do Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática - estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Geogebra : ferramenta facilitadora ao processo de ensino aprendizagem de Geometria | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-06-19T14:57:09Z | - |
dc.date.available | 2017-06-19T14:57:09Z | - |
dc.date.submitted | 2015-12-05 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/17206 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais
|