Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17205
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MatheusDaSilvaNascimento_tcc.pdf6,29 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Banco de dados geográfico utilizando NoSQL Cassandra : estudo de caso em um sistema de informação geográfico com participação popular
Autor(es): Nascimento, Matheus da Silva
Orientador(es): Holanda, Maristela Terto de
Assunto: Sistema de Informação Geográfica (SIG)
Banco de dados
Data de apresentação: 4-Ago-2016
Data de publicação: 19-Jun-2017
Referência: NASCIMENTO, Matheus da Silva. Banco de dados geográfico utilizando NoSQL Cassandra: estudo de caso em um sistema de informação geográfico com participação popular. 2016. ix, 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O Sistema de Informação Geográfica é uma ferramenta muito importante em diversas áreas de pesquisa. Entretanto, junto com a atual plataforma que a Internet oferece, o volume de dados gerados por usuários comuns está cada vez maior e, com isso, vem a necessidade de novas soluções para o armazenamento de dados geográficos, estruturados e não estruturados de uma maneira mais eficiente, de tal forma que o usuário possa ter condições de participar voluntariamente das solicitações de uma determinada aplicação. Este trabalho propõe a utilização do banco de dados NoSQL Cassandra para armazenamento de dados geográficos e utilização em Sistema de Informação Geográfico com Participação Popular.
Abstract: The Geographic Information System is a tool very important in several research areas. However, together with the curent platform that the Internet offers, the amount of data that commun users generate are becoming bigger, then comes the need of new solutions to store geographical, unstructured and structured data in a more eficient way that allow users to voluntarily participate of a request for a given application. This work purpose the Cassandra database to store geographical data and usage in Public Participation Geographic Information System.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia da Computação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons