Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/17200
Título: | O ensino de viola : uma análise de abordagens e materiais |
Autor(es): | Silva, Paula Cristine Soares da |
Orientador(es): | Montandon, Maria Isabel |
Assunto: | Música - instrução e estudo Instrumentos de corda |
Data de apresentação: | 8-Dez-2016 |
Data de publicação: | 19-Jun-2017 |
Referência: | SILVA, Paula Cristine Soares da. O ensino de viola: uma análise de abordagens e materiais. 2016. 72 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | O ensino de instrumento vem mudando com o passar dos tempos. Materiais e estratégias de ensino vão se adequando à novas demandas e contextos, assim como o ensino em grupo. O objetivo deste trabalho é conhecer e analisar os materiais disponíveis para o ensino de viola, para grupo ou individual. Através da metodologia de análise de conteúdo, separou-se por categorias todas as características desses materiais e agrupou-se por tendências de ensino, a partir desta separação os materiais foram analisados. Durante toda a pesquisa comprovou-se que as tendências de ensino influenciam esses materiais que foram agrupados em três categorias: a tradicional, intermediária e moderna. Conclui-se que, de acordo com a evolução do ensino, os materiais e recursos para o ensino de instrumentos se adequou e se adaptou e os materiais também se tornaram mais abrangentes e motivadores, o que contribui muito para o ensino em grupo\coletivo. Conclui-se também que todos os materiais podem ser utilizados em uma aula musical e motivadora, para isso o professor precisa ter claros os seus objetivos e dispor do maior número de recursos e materiais possíveis. |
Abstract: | Instrument teaching has been changing over time. Materials and teaching strategies are adapting to new demands and contexts, as well as group teaching. The objective of this work is to know and analyze the materials available for the teaching of viola, for group or individual. Through the content analysis methodology, all the characteristics of these materials were separated by categorization and grouped by teaching tendencies, from this separation the materials were analyzed. Throughout the research it has been proven that teaching trends greatly influence these materials that have been grouped into three categories, traditional, intermediate and modern. It is concluded that according to the evolution of teaching the materials and resources for the teaching of instruments adapted and adapted, the materials have also become more comprehensive and motivating, which contributes a lot to collective teaching. It is also concluded that all materials can be used in a musical and motivating class, for this the teacher needs to be clear about their objectives and to have the greatest number of resources and materials possible. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2016. |
Aparece na Coleção: | Música
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons