Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17192
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FernandaCarolineDaSilvaCosta_tcc.pdf392,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Encontros e desencontros na escola : identidades e diferenças na relação professor x aluno
Autor(es): Costa, Fernanda Caroline da Silva
Orientador(es): Dias, Juliana de Freitas
Assunto: Ambiente de sala de aula
Professores e alunos
Data de apresentação: 5-Dez-2015
Data de publicação: 14-Jun-2017
Referência: COSTA, Fernanda Caroline da Silva. Encontros e desencontros na escola: identidades e diferenças na relação professor x aluno. 2015. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015
Resumo: Essa monografia parte de uma pesquisa sobre as identidades de alunos e professores no contexto escolar, no sentido de procurar oportunizar, aos alunos e aos professores, uma troca mais dialógica e reflexiva com base nos pilares da conscientização crítica. Nosso foco é as relações entre esses sujeitos engajados em seus papéis sociais em sala de aula, de modo a construir suas próprias identidades e as da outra parte. Trata-se de uma pesquisa sobre as idealizações, os desejos e as crenças que marcam a relação entre docente e discente para uma aproximação entre a realidade e esse campo das expectativas, ou seja, uma ponte entre mundo ideal e mundo real. Para tanto, a pesquisa tem como principais pressupostos teóricos a Análise de Discurso Crítica (ADC), os estudos sobre Identidade e o Letramento Crítico (passando pela Consciência Linguística Crítica - CLC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico crítico com contexto específico em uma escola pública da região administrativa de Ceilândia.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons