Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Vagner dos | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Déborah Gabriely Rocha | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Déborah Gabriely Rocha. Instrumentos de rastreio, identificação e avaliação das diferentes formas de violência sofridas na infância e na adolescência: uma revisão de literatura. 2016. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: A violência contra crianças e adolescentes (CA) é um desafio social e de saúde. Nesse sentido, é necessário dispor de instrumentos adequados para medir a extensão desse problema e suas conseqüências. Objetivos: Mapear e identificar os instrumentos para rastreio e identificação das diferentes formas de violência sofridas por CA utilizadas em estudos sobre a temática no Brasil. Metodologia: Pesquisa de caráter bibliográfico com a intenção de detectar, apurar e avaliar acerca da violência na infância e na adolescência. O banco de dados SciELO, foi consultado, utilizando os termos viol$ AND Prev$. Os estudos publicados de Janeiro de 2006 a dezembro de 2015, que tivessem pelo menos um instrumento de rastreio de violência e fatores associados foram incluídos. Resultados: Foram encontrados 8 instrumentos para identificação da violência contra criança e adolescentes, sendo 5 para ambiente doméstico, 2 para ambiente escolar, 1 para bulling. Ainda, foram encontrados 11 instrumentos para fatores associados, sendo 3 para detecção de uso de álcool,1 para identificação de problemas de saúde mental, 1 para rastreio de sintomas de depressão, 1 para problemas comportamentais, 1 para identificar violência entre casais, 1 para transtornos de humor, ansiedade e de somatização, 1 para engajamento escolar, 1 para competência cognitiva e 1 para identificação de uso de drogas ilícitas. Conclusão: Poucos estudos definem claramente a violência. Durante o estudo foram encontrados poucos instrumentos claros para a detecção de casos de violência, a maioria dos encontrados diz respeito a Fatores associados e não a violência propriamente dita. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - maus-tratos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crime contra a criança | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violência doméstica | pt_BR |
dc.title | Instrumentos de rastreio, identificação e avaliação das diferentes formas de violência sofridas na infância e na adolescência : uma revisão de literatura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-06-14T14:20:52Z | - |
dc.date.available | 2017-06-14T14:20:52Z | - |
dc.date.submitted | 2016-12-08 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/17188 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Introduction: Violence against children and adolescents (CA) is a social and health challenge. In this sense, it is necessary to have adequate instruments to measure the extension of this problem and its consequences. Objectives: To identify instruments for screening and identification of different forms of violence against CA used in studies conducted in Brazil. Methodology: A bibliographic review was carried out. The SciELO database was consulted using the terms viol$ AND Prev$. We included studies published from January 2006 to December 2015 that had at least one instrument for screening for violence and its associated factors. Results: 8 instruments to identify violence against children and adolescents were found, 5 of then were develop for domestic environment, 2 for school environment and 1 for school setting. In addition, 11 instruments were found for associated factors, 3 for detecting alcohol consumption, 1 for identifying mental health problems, 1 for screening for depression symptoms, 1 for behavioral problems, 1 for identifying violence between couples, 1 for Mood disorders, anxiety and Somatization, 1 for school involvement, 1 for cognitive competence and 1 for identification of illicit drug use. Conclusion: Few studies clearly define violence, consequently it was found that some instruments have biases to detect different cases of violence. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Terapia Ocupacional
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