Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17186
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RitaDeCassiaMenezes_tcc.pdf3,31 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Multimodalidade e interdisciplinaridade : possibilidades no fazer pedagógico
Autor(es): Menezes, Rita de Cássia
Orientador(es): Bento, André Lúcio
Assunto: Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Letramento
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 14-Jun-2017
Referência: MENEZES, Rita de Cássia. Multimodalidade e interdisciplinaridade: possibilidades no fazer pedagógico. 2015. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A presente reflexão objetiva analisar o papel do texto multimodal nas aulas de Língua Portuguesa, num enfoque interdisciplinar. Apoiada no modelo qualitativo, a pesquisa visa ao exame e à interpretação de alguns textos do gênero textual infográfico. Para tanto, a Gramática do Design Visual, nas contribuições de Kress e van Leeuwen (1996), constituiu uma importante abordagem teórica para as análises realizadas, especialmente no que diz respeito à concepção da imagem na condição de texto. Os resultados da pesquisa apontam para a conclusão de que o texto multimodal pode contribuir para um trabalho interdisciplinar na perspectiva dos multiletramentos. Além disso, é possível afirmar que a abordagem multimodal, aliada ao princípio epistemológico da interdisciplinaridade, pode favorecer aprendizagens contextualizadas e a formação integral do estudante do Ensino Fundamental.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons