Título: | Quem sou eu? : a identidade do aluno pré-adolescente no contexto escolar |
Autor(es): | Ribeiro, Ricardo Cruccioli |
Orientador(es): | Dias, Juliana de Freitas |
Assunto: | Adolescentes Educação do adolescente |
Data de apresentação: | 5-Dez-2015 |
Data de publicação: | 13-Jun-2017 |
Referência: | RIBEIRO, Ricardo Cruccioli. Quem sou eu?: a identidade do aluno pré-adolescente no contexto escolar. 2015. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este trabalho intitulado Quem sou eu? A identidade do aluno pré-adolescente no contexto escolar é o resultado da pesquisa qualitativa de cunho etnográfico que realizei como docente de teatro, no decorrer de dois meses, uma hora por semana, com treze alunos do 5º ano do ensino fundamental, na Escola Parque 313/314 Sul em Brasília/Distrito Federal. O objeto de estudo é o aluno pré-adolescente no contexto escolar, e o objetivo deste trabalho consiste na identificação de elementos comuns nos alunos que vivenciam a transição da infância para a adolescência e, a partir desses traços, (re) conhecer uma identidade pré-adolescente na escola de educação básica. A condução teórico-metodológica se deu a partir dos estudos sobre letramentos, identidade e Análise de Discurso Crítica. Os dados foram gerados a partir de observação e registro em diário de campo das aulas realizadas e das entrevistas, conversas, discussões e exercícios práticos de construção, vivência e leitura imagética de personagens teatrais. |
Abstract: | This work titled Who am I? The identity of the pre-adolescent student in the school context is the outcome of qualitative research on an ethnographic study that I conducted how teaching theatre, over the course of two months, one hour per week, with thirteen fifth grade elementary students, at Escola Parque 313/314 (School Park 313/314) in the Brasilia/Distrito Federal. The object of this study is the pre-teen student in the school context, and the objective is to identify common elements in students who have experienced the transition from childhood to adolescence, and since its, recognize a pre-teen identity within the elementary school system. The theoretical-methodological framework of this project resulted from studies of literacies, identity, and Critical Discourse Analysis. Beyond recording observations in a journal of completed lessons and interviews, I held conversations, discussions and practical exercises, and created experiences via imaginary readings of theatrical characters. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015. |
Aparece na Coleção: | Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais
|