Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17167
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MarcosAlvesDeCarvalho_tcc.pdf664,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Experimentação : o ensino de ciências por meio da leitura de experimentos em sala de aula
Autor(es): Carvalho, Marcos Alves de
Orientador(es): Santos, Elias Batista dos
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Experimentação
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 13-Jun-2017
Referência: CARVALHO, Marcos Alves de. Experimentação: o ensino de ciências por meio da leitura de experimentos em sala de aula. 2015. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar as contribuições da experimentação para a melhoria da aprendizagem em Ciências nas turmas do 9º ano do ensino fundamental, tudo isso, na perspectiva do próprio estudante. Inicialmente, foi feito um levantamento de pesquisas em Ensino de Ciências, do tipo Estado da Arte, a partir de publicações de pesquisadores brasileiros, acerca da experimentação no ensino de Ciências dos últimos 10 anos. Posteriormente, foram realizados dois experimentos em sala de aula, tendo como referencial teórico os textos do livro didático e as experiências do cotidiano dos alunos, bem como a proposta curricular para o 9º ano do Ensino Fundamental. Para a análise e interpretação utilizou-se a perspectiva qualitativa e os resultados indicaram que os experimentos com caráter investigativo podem contribuir no processo de construção do conhecimento por parte do estudante que se constitui como protagonista, na qualidade de sujeitos capazes de tomar decisões acerca do seu próprio processo de ensino-aprendizagem.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons