Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17151
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_HeloisaAlvesDeSousa_tcc.pdf1,42 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O letramento estético : a lírica dos traços, monumentos e ruas de Brasília
Autor(es): Sousa, Heloísa Alves de
Orientador(es): Pereira, Iêda Maria Vilas Bôas
Assunto: Brasília (DF) - arquitetura
Literatura - estudo e ensino
Letramento
Data de apresentação: 5-Dez-2015
Data de publicação: 12-Jun-2017
Referência: SOUSA, Heloísa Alves de. O letramento estético: a lírica dos traços, monumentos e ruas de Brasília. 2015. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Letramento estético, como os outros letramentos, é necessário para formação dos cidadãos. A pesquisa tem por objetivo a aplicação da educação estética nas turmas de ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal, valorizando a arte local, visando incentivar a preservação desses espaços no crescimento sustentável da cidade. Oficinas estético-literárias apresentaram os edifícios da capital projetados por Oscar Niemeyer, a partir da visão artística e como essas obras compõem os aspectos artísticos na interação com o meio ambiente e com indivíduos. Para realizar as atividades foram apresentados poemas que foram inspirados na lírica do arquiteto e no meio ambiente. Como resultado das oficinas, poemas foram elaborados a partir da perspectiva dos estudantes de 8º ano de como eles viam a estética da arte de Niemeyer em composição com a natureza e a interação das pessoas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons