Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/17150
Título: | Aluno desinteressado pela leitura ou aula de leitura desinteressante? : trabalhando com letramento literário em sala de aula |
Autor(es): | Fernandes, Renata Dias |
Orientador(es): | Pereira, Iêda Maria Vilas Bôas |
Assunto: | Letramento Prática de ensino - língua portuguesa Literatura Interesses na leitura |
Data de apresentação: | 5-Dez-2015 |
Data de publicação: | 12-Jun-2017 |
Referência: | FERNANDES, Renata Dias. Aluno desinteressado pela leitura ou aula de leitura desinteressante?: trabalhando com letramento literário em sala de aula. 2015. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este trabalho é uma pesquisa sobre a importância do letramento literário no ensino fundamental dos anos finais. Tem como objetivo geral analisar o desinteresse pelos textos literários nas aulas de leituras. Por amostragem, selecionamos os alunos nos anos finais do ensino fundamental, na disciplina de Língua Portuguesa, proporcionando metodologias de letramento literário aos alunos de 6º ano do Centro Educacional 01 da Estrutural. Como objetivos específicos, o trabalho procura identificar o perfil da comunidade escolar referente ao hábito da leitura; constatar a prática pedagógica atual em sala de aula referente às aulas de leitura, na disciplina de Língua Portuguesa; exemplificar metodologias referentes às aulas de leitura ministradas de língua portuguesa; diferenciar leitura cotidiana da leitura da literatura; trabalhar em sala de aula com metodologias do letramento literário e potencializar a linguagem que o letramento literário proporciona, de modo a expandir conhecimentos, reflexões críticas e o prazer pela leitura. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizado um projeto de leitura com a leitura do livro literário “O menino do pijama listrado” de John Boyne para os alunos do 6º ano. O resultado comprovou que o professor pode proporcionar o letramento literário aos alunos do ensino fundamental nas séries finais promovendo o despertar do interesse da leitura pela maioria dos alunos. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015. |
Aparece na Coleção: | Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons