Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1715
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LilieneAlvesVeloso.pdf644,3 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenvolvimento de competências : um desafio para atuação docente com alunos que apresentam necessidades educacionais especiais
Autor(es): Veloso, Liliene Alves
Orientador(es): Avila, Nadja Ramos de
Assunto: Professores de educação especial - formação
Educação especial
Educação inclusiva
Estudantes deficientes
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 13-Jun-2011
Referência: VELOSO, Liliene Alves. Desenvolvimento de competências: um desafio para atuação docente com alunos que apresentam necessidades educacionais especiais. 2011. 49 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma pesquisa pautada no desenvolvimento de competência para professores que atendem Alunos com necessidades educacionais especiais (Anee’s) no Ensino Fundamental, em instituições públicas situadas na cidade de Ceilândia, Distrito Federal-DF. O mesmo apresenta como aporte teórico a concepção histórico-cultural de desenvolvimento e aprendizagem. Foi realizada uma revisão da literatura sobre os conceitos e questões que permeiam a História da deficiência bem como os processos de desenvolvimento e aprendizagem na perspectiva histórico-cultural. A metodologia adotada pauta-se na pesquisa qualitativa que se propõe a descrever os sujeitos participantes, os resultados obtidos e as inferências realizadas pela investigadora a partir de observações em campo e informações colhidas por meio dos instrumentos utilizados: observações, oficinas pedagógicas, questionário e Mapeamento Institucional. Ao final são apresentadas as conclusões da autora com base na revisão da literatura, metodologia e pesquisa realizada.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons