Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/17148
Título: | Possíveis causas do desinteresse em aprender : um estudo de caso |
Autor(es): | Viana, Sandra Marcia Braga |
Orientador(es): | Rocha, Harrison da |
Assunto: | Motivação na educação Letramento Qualidade (Educação) |
Data de apresentação: | Dez-2015 |
Data de publicação: | 9-Jun-2017 |
Referência: | VIANA, Sandra Marcia Braga. Possíveis causas do desinteresse em aprender: um estudo de caso. 2015. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este estudo de caso surgiu a partir dos questionamentos diários feitos por professores sobre os motivos que levam os alunos a não terem interesse em aprender. Para verificar o que as famílias, a professora de História e os alunos de uma turma específica, o 6ºG, pensam sobre o assunto questionários foram aplicados aos pais e alunos e uma entrevista semiestruturada foi realizada com a professora. Foi também dada atenção especial ao letramento e a importância de ter um aluno não só alfabetizado, mas também letrado, que saiba dar sentido ao que lê. A base teórica é constituída principalmente por Abramovic e Mool (1997), Abramovai (2004), Kleiman (2001) Varani (2010), Szymansk e Pezzini (2010), Raash (2006), Bauer e Gaskel (2003), Nogueira (2005 e 2006) Minayo (2010). A análise dos dadosmostrou o baixo envolvimento da família, o despreparo dos professores e a importância da formação e aperfeiçoamento do profissional de educação, além da falta de conexão dos conteúdos aplicados em sala de aula com o cotidiano dos alunos. Evidencia-se a falta de políticas públicas que promovam a interação entre os componentes da comunidade escolar para que todos tenham como objetivo letrar nossos alunos, trazendo, assim, uma melhora na qualidade de ensino oferecida a eles. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015. |
Aparece na Coleção: | Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons