Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17142
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_DiegoFariaFernandes_tcc.pdf553,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Leitura e compreensão responsiva ativa em sala de aula : caminhos para a formação multidimensional
Autor(es): Fernandes, Diego Faria
Orientador(es): Corgosinho, Isabel Cristina
Assunto: Língua portuguesa
Práticas pedagógicas
Data de apresentação: 5-Dez-2015
Data de publicação: 9-Jun-2017
Referência: FERNANDES, Diego Faria. Leitura e compreensão responsiva ativa em sala de aula: caminhos para a formação multidimensional. 2015. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O trabalho em questão busca nas dimensões sociais dos letramentos e na filosofia bakhtiniana da linguagem sua base teórica. A partir disso, pretende-se avaliar a proximidade das práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula com a concepção interacionista da linguagem. Após a análise dos dados coletados, verificou-se que algumas práticas utilizadas pelos professores já dialogam com as teorias de Bakhtin. Contudo, outras práticas ainda contribuem para a formação de um leitor passivo e pouco questionador.
Abstract: The work in question seeks the social dimensions of literacies and Bakhtin's philosophy of language its theoretical basis. From this, we intend to evaluate the proximity of pedagogical practices developed in the classroom with the interactional conception of language. After analyzing the collected data, it was found that some practices used by teachers have dialogue with the theories of Bakhtin. However, other practices also contribute to the formation of a passive reader and little questioning.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons