Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/17142
Título: | Leitura e compreensão responsiva ativa em sala de aula : caminhos para a formação multidimensional |
Autor(es): | Fernandes, Diego Faria |
Orientador(es): | Corgosinho, Isabel Cristina |
Assunto: | Língua portuguesa Práticas pedagógicas |
Data de apresentação: | 5-Dez-2015 |
Data de publicação: | 9-Jun-2017 |
Referência: | FERNANDES, Diego Faria. Leitura e compreensão responsiva ativa em sala de aula: caminhos para a formação multidimensional. 2015. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O trabalho em questão busca nas dimensões sociais dos letramentos e na filosofia bakhtiniana da linguagem sua base teórica. A partir disso, pretende-se avaliar a proximidade das práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula com a concepção interacionista da linguagem. Após a análise dos dados coletados, verificou-se que algumas práticas utilizadas pelos professores já dialogam com as teorias de Bakhtin. Contudo, outras práticas ainda contribuem para a formação de um leitor passivo e pouco questionador. |
Abstract: | The work in question seeks the social dimensions of literacies and Bakhtin's philosophy of language its theoretical basis. From this, we intend to evaluate the proximity of pedagogical practices developed in the classroom with the interactional conception of language. After analyzing the collected data, it was found that some practices used by teachers have dialogue with the theories of Bakhtin. However, other practices also contribute to the formation of a passive reader and little questioning. |
Aparece na Coleção: | Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons