Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/17140
Título: | História a céu aberto : o estudo da história para além da sala de aula |
Autor(es): | Ferreira, Carin Helena |
Orientador(es): | Calisto, Cristiano de Souza |
Assunto: | Identidade Memória História - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 9-Jun-2017 |
Referência: | FERREIRA, Carin Helena. História a céu aberto: o estudo da história para além da sala de aula. 2015. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Histórias são memórias e como tais encontram-se no cotidiano e no contexto de todas as pessoas, perpassam gerações e mantém-se sempre em seu imaginário uma vez que encontram-se expostas nos livros, nas narrativas orais, nos monumentos. Enquanto raiz da história, a memória é fundamental para a formação da identidade de um povo e são construídas a partir das interações entre os homens. O entrelaçamento das memórias individuais e coletivas dão significado à vida. As comemorações e ritos traduzem a importância de presentificar o que já foi vivido, observando assim a manutenção dos costumes e tradições. Para que não se percam as memórias é que se fazem necessários os registros escritos, orais ou em edificações. O novo ensino da História evidencia a leitura de diferentes linguagens no intuito de promover maior inserção do cidadão em seu contexto social e cultural, prática que fomenta a utilização do letramento no cotidiano escolar. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015. |
Aparece na Coleção: | Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons