Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1714
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_PauloRobertoPereiraFerreira.pdf994,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A música como fator de inclusão para alunos com deficiência auditiva
Autor(es): Ferreira, Paulo Roberto Pereira
Orientador(es): Bicalho, Rute Nogueira de Morais
Assunto: Deficientes auditivos
Música na educação
Estudantes deficientes
Educação inclusiva
Educação especial
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 13-Jun-2011
Referência: FERREIRA, Paulo Roberto Pereira. A música como fator de inclusão para alunos com deficiência auditiva. 2011. 65 f. Monografia Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: A musicalidade é inerente do ser humano. Desde os primórdios a música é usada em todas as culturas como instrumento religioso, curativo e também social. Este trabalho tem como objetivo analisar a música como fator de inclusão para alunos com deficiência auditiva e seu uso pedagógico no Centro de Ensino Especial 01 de Taguatinga. Para tanto, foram usados os seguintes instrumentos: questionário e observação das aulas. Participaram deste trabalho cinco alunos com necessidades especiais da referida escola e seu professor de música. O resultado deste trabalho mostra que a música é uma importante ferramenta de sociabilização, aprendizado, auto-estima para os alunos com Necessidades Educacionais Especiais, com Deficiência Auditiva. Além disso, conclui-se que existe a necessidade de professores habilitados especificamente em música, com cursos na área de inclusão, para desempenhar as atividades com os alunos com Necessidades Educacionais Especiais nas escolas. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
Musicality is inherent to the human being. Since early times, music has been used in many cultures as a religious, healing and also social instrument. This aims to analyze the music as a factor of inclusion to auditory disability students and its pedagogic use at a school for students with special educational needs – “Centro de Ensino Especial 01 de Taguatinga”. The mostly qualitative data were obtained by means of the following instruments: questionnaire and classroom observation. Five students with special needs and their music teacher, who all belonged to the above mentioned school, were the subjects of this research. The results show that the music is an important tool for those students with Special Educational Needs, such as the auditory disability ones, in order to enhance their socialization, learning, and self esteem. In addition, it concludes that there is a lack of formally skilled teachers with courses in the area of inclusion, in order to develop such activities at those schools.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons