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dc.contributor.advisorSantos, Cleiton Rodrigues dos-
dc.contributor.authorPessoa-Queiroz, Rosevaldo-
dc.identifier.citationPESSOA-QUEIROZ, Rosevaldo. Celulares: intrusos ou nova ferramenta de letramento matemático em sala de aula?. 2015. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo principal Identificar o potencial dos aparelhos celulares como ferramenta na promoção de letramento matemático. Uma pesquisa bibliográfica foi realizada para elucidar os aspectos mais teóricos e conhecer aplicativos gratuitos de matemática no sistema operacional Android. Foram aplicados questionários para saber como o uso do telefone celular na escola é visto na perspectiva do professor e do aluno em duas escolas públicas da Ceilândia - DF. A pesquisa revelou a convergência de opiniões de alunos e professores quanto ao seu grande potencial pedagógico. Ao mesmo tempo, o pouco interesse em usá-los para este fim é evidenciado pela falta de conhecimento generalizado quanto aos aplicativos educacionais. Há um abismo tecnológico entre quem ensina e quem aprende na educação básica. Leis e outros instrumentos jurídicos revelam-se ineficazes diante da problemática do uso de celulares na escola. O desafio de alcançar o letramento matemático com a nova geração de alunos está lançado, e com ele vem a oportunidade de quebrar paradigmas e de construir novas formas de aprendizagem.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordEducação - efeito das inovações tecnológicaspt_BR
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.titleCelulares : intrusos ou nova ferramenta de letramento matemático em sala de aula?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-06-09T11:55:34Z-
dc.date.available2017-06-09T11:55:34Z-
dc.date.submitted2015-12-05-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17134-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This research aimed to identify the potential of cell phones as a tool in promoting mathematical literacy. A literature search was performed to elucidate the more theoretical aspects and meet math free applications on the Android operating system. Questionnaires were used to learn how cell phone use in school is seen from the perspective of the teacher and the student in two public schools of Ceilândia - DF. The survey revealed a convergence of views of students and teachers about their great educational potential. At the same time, the little interest in using them for this purpose is evidenced by the lack of general knowledge about the educational applications. There is a technological gap between those who teach and those who learn in basic education. Laws and other legal instruments prove to be ineffective on the issue of mobile phone use in school. The challenge of achieving the mathematical literacy with the new generation of students is launched, and with it comes the opportunity to break paradigms and build new forms of learning.pt_BR
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



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