Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17128
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AstridesFariasOliveira_tcc.pdf1,08 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPereira, Iêda Maria Vilas Bôas-
dc.contributor.authorOliveira, Astrides Farias de Lima-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Astrides Farias de Lima. As dificuldades na formação do hábito de leitura literária em alunos do ensino fundamental. 2015. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO intuito deste trabalho é investigar e registrar as dificuldades na formação do hábito de leitura literária em alunos das séries finais do Ensino Fundamental, observando o papel dos formadores desse hábito: a escola, o professor e a biblioteca. Como resultado da formação desse hábito, surge o letramento, condição adquirida pelo aluno ao apropriar-se da leitura e escrita de diferentes gêneros textuais, diferentes suportes e contextos. Pretende-se realizar o estudo por meio de entrevistas, observação, questionários para serem respondidos por professores e alunos, levantamento de dados na biblioteca da escola. O resultado esperado para a pesquisa é que a dificuldade na formação de hábito de leitura se dê à falta de estímulo tanto na escola, por parte do professor, como na família. Muitos alunos falam que desejam leituras mais emocionantes, que não podem comprar livros, que não gostam de ler. Talvez esteja aí a solução para o problema: um trabalho conjunto entre escola, professor e biblioteca. O resultado obtido na pesquisa revelou que muitos alunos estão lendo, pegando livros na biblioteca, mas o gênero mais escolhido é o Best-seller, que trata de outras culturas, ficando os livros de literatura clássica e literatura brasileira, reservados apenas para leituras obrigatórias da escola, por indicação do professor.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInteresses na leiturapt_BR
dc.subject.keywordDificuldades escolarespt_BR
dc.subject.keywordLiteraturapt_BR
dc.titleAs dificuldades na formação do hábito de leitura literária em alunos do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-06-08T13:16:36Z-
dc.date.available2017-06-08T13:16:36Z-
dc.date.submitted2015-12-05-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17128-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons