Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17126
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_VirginiaCamposBezerra_tcc.pdf780,54 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCorgosinho, Isabel Cristina-
dc.contributor.authorBezerra, Virgínia Campos Bomfim-
dc.identifier.citationBEZERRA, Virgínia Campos Bomfim. Letramento digital e a prática escolar: um levantamento de práticas de professores e alunos de uma escola pública do Distrito Federal. 2015. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA internet mudou a maneira como o mundo se relaciona. O surgimento das mídias sociais interligou as pessoas dos mais distantes lugares. Sobretudo os jovens, nativos digitais, possuem um grande domínio dessa tecnologia. Entretanto, por ser um fenômeno relativamente novo, ainda tem seus recursos subaproveitados pelas instituições educacionais, a escola não tem conseguido aproveitar o potencial presente nas redes e, quase sempre, desconhece as maneiras de lidar com elas. Acredito que um estudo mais aprofundado sobre o uso dessas novas mídias na escola nos permitirá descobrir caminhos para utilizá-las de maneira mais proveitosa de forma a desenvolver uma competência leitora nos alunos por meio dos letramentos digitais. Para esse estudo, realizei uma pesquisa mista, tanto quantitativa quanto qualitativa. A pesquisa de campo aconteceu no Centro de Ensino Fundamental de Taguatinga, com 53 alunos do 9º ano e 21 professores do turno matutino e vespertino, que responderam a questionários. Os dados foram coletados e analisados em busca de conhecer o uso que os discentes e os docentes fazem dessas novas mídias. Foi possível, assim, perceber que a internet está presente na vida de todos, mais ou menos, mas nem sempre voltada para o processo de ensino aprendizagem.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordInternet na educaçãopt_BR
dc.titleLetramento digital e a prática escolar : um levantamento de práticas de professores e alunos de uma escola pública do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-06-08T12:28:52Z-
dc.date.available2017-06-08T12:28:52Z-
dc.date.submitted2015-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17126-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons