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dc.contributor.advisorSilva, Kleber Aparecido da-
dc.contributor.authorRoque, Aline Izorade da Silva-
dc.identifier.citationROQUE, Aline Izorade da Silva. Meninos invisíveis: O processo de letramento em jovens egressos e em medidas socioeducativas e protetivas. 2015. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo enfoca o ator de ato infracional, reconhecido como sujeito de direitos, objeto do princípio da proteção integral e prioridade irrestrita nas políticas públicas, pela análise do processo de (re) inclusão escolar e, assim, seu letramento. Os atuais instrumentos legais – SINASE, CF, ECA, LDB – preconizam a educação como direito universal a toda criança e adolescente. Entretanto, o processo de (re)inclusão de jovens egressos e em medida socioeducativa, vislumbrado na cidade de Sobradinho-DF, é precário. A relevância da pesquisa está em investigar o hiato existente nas ações dos entes sociais envolvidos no processo de inclusão escolar, bem como analisar a política de atenção ao jovem em medida socioeducativa, principalmente no processo de inclusão social e resgate do saber/letramento em prol da construção da cidadania. Finalmente, o estudo almeja uma reflexão sobre a função da socialização do conhecimento e qualificação e a identificação de métodos eficazes no trabalho com estes jovens.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMenor infratorpt_BR
dc.subject.keywordMedidas socioeducativaspt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.titleMeninos invisíveis : o processo de letramento em jovens egressos e em medidas socioeducativas e protetivaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-06-07T14:33:55Z-
dc.date.available2017-06-07T14:33:55Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17120-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The present study focus on youngsters´ offenders, foreseen as citizens with legal rights, subjects of full-time protection source and unrestricted public politics´ priority for reinstatement in public schools, consequently, literacy maturity. SINASE, CF, ECA and LDB are the legal system tools that summons education as an Universal right to all Childs and adolescents. However, the procedure of youngsters´ social (re)inclusion and social educational measures, illustrated in the city of Sobradinho - DF, are precarious. The importance of this research is to investigate the branches that were ripped of its existence within all parties involved in the reinstatement and inclusion of youngsters in public schools practices, as well as, analyze the political awareness dedicated to the youngsters in social educational programs, mostly in the process of schooling inclusion, knowledge replenishment and above all, social rescue to build a pro-active citizen. In conclusion, the study endeavors a reflection of knowledge socialization and qualification functions, in due course, identifying an efficient method on the work development with those youngsters.pt_BR
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



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