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dc.contributor.advisorCorgosinho, Isabel Cristina-
dc.contributor.authorOliveira, Ailton Fernando de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ailton Fernando de. A leitura e a escrita por meio do uso das tecnologias na perspectiva interdisciplinar: uma análise da prática pedagógica no 9º ano do ensino fundamental. 2015. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Curso de Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho investiga como o uso das tecnologias favorece o desenvolvimento de competências e habilidades de leitura e escrita no 9º ano do ensino fundamental, levando em consideração os letramentos de alunos e professores no manuseio das tecnologias e das novas tecnologias, pelo trabalho interdisciplinar no Centro de Ensino Fundamental 02 de Planaltina/DF. Vive-se um momento em que as tecnologias ocupam o cenário no mundo globalizado; as pessoas têm fácil acesso a elas principalmente com o advento da internet, que proporciona letramentos como aliados no desenvolvimento da leitura e da escrita. O uso de tecnologias no mundo atual faz com que os recursos utilizados no cotidiano dos alunos e dos professores reflitam diretamente na prática pedagógica. O cenário do mundo tecnológico dentro e fora da escola busca interagir como ferramenta de apoio e auxílio na metodologia desenvolvida para a prática do saber. O presente trabalho foi realizado pautando-se em uma pesquisa empírica de campo, que combina a qualitativa e a quantitativa com estudo de caso, direcionado aos saberes da leitura e escrita, com enfoque no uso das tecnologias em uma perspectiva interdisciplinar, salientando competências com o auxilio e suporte nas aulas, por meio do diálogo entre as linguagens tradicionais e as novas tecnologias. No dia 08/04/15 na coordenação coletiva, 09 professores responderam 08 questões sobre sua atuação com as tecnologias em sala de aula. No dia 09/04/15 aconteceu uma conversa com os alunos sobre o assunto, e foi pedido aos alunos que produzissem perguntas e resposta sobre as tecnologias usadas na escola. Mesmo com a conversa os alunos encontraram dificuldades na atividade proposta. A primeira pesquisa executada no dia 15/04/15 dispôs do uso de questionários com perguntas subjetivas, aplicados entre alunos do 9º ano do ensino fundamental, entre 14 anos e 16 anos, sendo 16 meninas e 17 meninos, onde 07 do total não participaram. No dia 23/04/15 foi aplicado novo questionário a 40 alunos de turmas diferentes do 9º ano A, B, C e D, com perguntas e respostas objetivas. As questões visam identificar a importância das novas tecnologias na prática pedagógica e sua funcionalidade para a educação, os reflexos na escola, o grau de interesse tanto do aluno como do professor por essas ferramentas pedagógicas. Refletem também os desejos dos que já fazem uso dessas tecnologias fora da escola. Nesse sentido, o uso didático funciona como uma linguagem que interage na concepção interdisciplinar dentro do contexto escolar e é altamente motivador, por isso precisam ser pensados e inclusos no planejamento coletivo e nos planos de aula de cada professor. É fato que os professores ainda encontram dificuldades em conduzir a prática educativa por meio do uso das tecnologias, mas há a necessidade de inserção tecnológica dentro do planejamento coletivo. Entender a realidade da escola é enxergar o momento com outra expectativa e abrir espaço para novas oportunidades. O desejo de utilização das novas tecnologias em sala de aula como auxilio na perspectiva interdisciplinar para a leitura e a escrita é consenso entre professores e alunos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento escolarpt_BR
dc.subject.keywordTecnologia na educaçãopt_BR
dc.titleA leitura e a escrita por meio do uso das tecnologias na perspectiva interdisciplinar : uma análise da prática pedagógica no 9º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-06-07T13:35:24Z-
dc.date.available2017-06-07T13:35:24Z-
dc.date.submitted2015-12-05-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17118-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



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