Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/17117
Título: | Reflexões sobre as práticas de ensino da leitura em sala de aula |
Autor(es): | Moraes, Yeda Silva |
Orientador(es): | Pereira, Ana Dilma de Almeida |
Assunto: | Compreensão na leitura Leitura Letramento |
Data de apresentação: | 5-Dez-2015 |
Data de publicação: | 7-Jun-2017 |
Referência: | MORAES, Yeda Silva. Reflexões sobre as práticas de ensino da leitura em sala de aula. 2015. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O objetivo deste estudo é refletir acerca das práticas do ensino da leitura em sala de aula. Sob a perspectiva de estudiosos sobre o tema, refletiu-se sobre as concepções de leitura e ressaltou-se a importância dessa competência e da compreensão leitora para a aprendizagem significativa da leitura. Ademais, explanou-se sobre a prática do letramento e discorreu-se sobre o uso dos gêneros textuais e do exercício da intertextualidade em corroboração ao ensino da leitura. Para isso, faz-se necessário a presença do professor como agente de letramento. O estudo abordou o papel do docente sob o viés social e transformador do cenário em sala de aula. A pesquisa qualitativa de cunho etnográfico foi aplicada a fim de identificar questões concernentes à leitura tanto de estudantes quanto de professores no ensino fundamental dos anos finais. Portanto, o estudo favorece a reflexão e um novo olhar para as práticas do ensino da leitura em sala de aula. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Curso de Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015. |
Aparece na Coleção: | Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons