Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17115
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AnaPaulaSantosDeOliveira_tcc.pdf2,41 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação matemática : momento de letramento no ensino fundamental
Autor(es): Oliveira, Ana Paula Santos de
Orientador(es): Santos, Cleiton Rodrigues dos
Assunto: Matemática - estudo e ensino
Letramento
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 7-Jun-2017
Referência: OLIVEIRA, Ana Paula Santos de. Avaliação matemática: momento de letramento no ensino fundamental. 2015. 95 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O estudo apresentado teve como objetivo, analisar o letramento em avaliações matemáticas por meio da teoria e prática em exames aplicados em escolas públicas e particulares do Distrito Federal e em relatos dos professores processos de letramento matemático. Diante da necessidade de verificação do uso do letramento nas avaliações escolares é que se destaca a importância deste estudo. Foi realizada análise de 5 questões de avaliações Como referência para o estudo utilizou-se D’Ambrosio (1990), Zunino (1999), Hoffmann (1994) e outros. Sob o ponto de vista metodológico, este é um estudo qualitativo com utilização bibliográfica e exploratória, por meio de análise de avaliações matemáticas e relatos dos professores, cujo conteúdo se desejou conhecer. A análise de dados foi baseada no letramento matemático e sua aplicabilidade. Foram considerados os aspectos que antecederam ao momento da avaliação e as reflexões dos professores matemáticos. O estudo aponta a reflexão como um item indispensável para que a mudança de procedimento escolar ocorra. Nesse sentido, o trabalho constata que o desafio dos profissionais da educação é a busca de meios necessários para que a prática do letramento seja uma constante nas aulas de matemática. Dessa maneira, observou-se que há necessidade de o trabalho pedagógico unir teoria e prática, levando, consequentemente, ao processo de letramento matemático.
Resumén: El presente estudio tuvo como objetivo analizar la alfabetización en las evaluaciones de matemáticas a través de los exámenes de teoría y práctica aplicadas en las escuelas públicas y privadas del Distrito Federal y en los informes de la alfabetización matemática procesa maestros. Frente a la necesidad de comprobar el uso de la alfabetización en las evaluaciones de la escuela es que se pone de relieve la importancia de este estudio. 5 emite evaluaciones de análisis se realizó como referencia para el estudio se utilizó D'Ambrosio (1990), Zunino (1999), Hoffman (1994) y otros. Bajo el punto de vista metodológico, se trata de un estudio cualitativo con el uso bibliográfica y de exploración por medio de análisis matemático de las opiniones e informes de los maestros, cuyo contenido se desea saber. El análisis de datos se basa en la competencia matemática y su aplicabilidad. Se consideraron aspectos previos al momento de la evaluación y las reflexiones de los profesores de matemáticas. El estudio muestra la reflexión se produce un elemento indispensable para el cambio de procedimiento de la escuela. En este sentido, el trabajo concluye que el reto de profesionales de la educación es la búsqueda de los medios necesarios para que la práctica de la alfabetización es una constante en las clases de matemáticas. De este modo, se observó que existe la necesidad de la labor docente, junto teoría y la práctica, lo que lleva, por tanto, el proceso de alfabetización matemática.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons