Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/17113
Título: | Proposta de material de leitura para biblioteca itinerante : contribuição dos alunos 8º ano do CEF 34 – Ceilândia/DF |
Autor(es): | Cavalcante, Aline Gentil |
Orientador(es): | Silva, Edineide dos Santos |
Assunto: | Leitura Interesses na leitura |
Data de apresentação: | Nov-2015 |
Data de publicação: | 7-Jun-2017 |
Referência: | CAVALCANTE, Aline Gentil. Proposta de material de leitura para biblioteca itinerante: contribuição dos alunos 8º ano do CEF 34 – Ceilândia/DF. 2015. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos anos finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Esta pesquisa demostrou que a valorização da leitura e produções textuais
realizadas pelos alunos através dos gêneros textuais: poesia, memórias e
paródias trouxeram ao educando o gosto pela leitura e produção escrita, o que
melhora o desempenho não apenas em Língua Portuguesa, mas nas demais
disciplinas. Este estudo também mostrou que a utilização de textos multimodais e sua interface com os gêneros textuais existentes contribuem para o enriquecimento vocabular e capacidade de compreensão e produção textual.
Sendo relevante a conscientização de que este trabalho deve ser interdisciplinar e adequado à realidade da comunidade escolar. A metodologia aplicada foi a realização de uma pesquisa bibliográfica sobre: gêneros, tipos textuais e domínios discursivos, multiletramentos e multimodalidades. Também foi realizado em sala de aula o Projeto Interdisciplinar – Os gêneros poema, paródia e memorial e sua interface temática e funcional com outros gêneros multimodais. Esse projeto foi aplicado nas sequências didáticas I, II e III, tendo como finalidade a criação do livro – Leiturinhas: contribuição dos alunos do 8º ano do Centro de Ensino Fundamental 34 – Ceilândia/DF que servirá de acervo para a biblioteca itinerante. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015. |
Aparece na Coleção: | Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons