Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17100
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_BarbaraMariaReisIbiapina_tcc.pdf860,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Planejamento participativo na Estratégia Saúde da Família : estudo de caso de parceria ensino-serviço-comunidade
Autor(es): Ibiapina, Bárbara Maria Reis
Orientador(es): Camargo, Sérgio Xavier de
Assunto: Estratégia Saúde da Família (ESF)
Saúde da família
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 5-Jun-2017
Referência: IBIAPINA, Bárbara Maria Reis. Planejamento participativo na Estratégia Saúde da Família: estudo de caso de parceria ensino-serviço-comunidade. 2017. 53 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O planejamento em saúde permite identificar as reais necessidades de saúde da comunidade a partir de métodos previamente definidos. Visa colaborar com as ações de saúde que serão realizadas em determinado território sanitário, a fim de promover, proteger e recuperar a saúde da população. Trata-se de metodologia qualitativa na modalidade de estudo de caso descritivo, com o objetivo de analisar uma intervenção de estágio realizada em uma Unidade de Saúde da Família localizada na Região Administrativa do Paranoá, Distrito Federal, entre os meses de agosto e dezembro de 2015 – a Oficina de Planejamento Participativo. Os resultados comportam informações quanto à Oficina realizada e suas características principais: as ações preparatórias para a Oficina; a descrição de sua realização; os impactos que a Oficina produziu – sejam estes positivos ou negativos – além de permitirem a reflexão quanto à sua aplicabilidade, limites, benefícios e dificuldades pessoais ou institucionais. Por fim, o estudo evidenciou a aplicabilidade do planejamento participativo na Atenção Primária à Saúde no contexto da gestão participativa, a partir do ensino integrativo entre academia, serviços de saúde e comunidade.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2017.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons