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dc.contributor.advisorCader-Nascimento, Fátima Ali Abdalah Abdel-
dc.contributor.authorMendanha, Fabiana de França-
dc.identifier.citationMENDANHA, Fabiana de França. O deficiente visual nas escolas do Distrito Federal: inclusão ou integração? 2011. 54 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractO objetivo foi conhecer o processo de inclusão de pessoas com deficiência visual em uma escola de ensino médio. Investigou em especial a interação do professor especializado de sala de recursos com os professores regentes e sua formação para atendimento aos alunos com deficiência. Participaram deste estudo dez professores, dois de sala de recursos, os demais de sala regular e três alunos com deficiência visual, dois com baixa visão, que utilizam régua lupa e ampliação e outro com baixa visão em processo de transição para o sistema Braille. Utilizou-se neste estudo um questionário específico para cada grupo de participantes. Os resultados obtidos evidenciaram que apesar da inclusão de alunos com deficiência visual ser bem aceita pelo corpo docente da unidade educacional pesquisada, o trabalho pedagógico desenvolvido ainda é bastante deficitário, já que apenas 60 % dos participantes adéquam às avaliações e somente 40 % oferecem materiais diferenciados nas aulas ministradas. O estudo evidenciou que os participantes não sabem de quem deve ser a responsabilidade da adequação curricular para os alunos com deficiência: 50% acreditam ser do professor especializado em deficiência visual, outros 50% dizem ser do professor regente; 30 % acham que é o professor de sala de recurso generalista, 10 % acreditam ser da família e 20% pensam ser o coordenador, vale ressaltar ainda sobre este aspecto que 60 % dizem ter formação continuada em inclusão, mas demonstraram total desinformação sobre a adequação curricular. Este trabalho permite inferir que há uma grande necessidade de se entender a realidade da pessoa com deficiência visual, bem como da realidade vivenciada pelos professores regentes e especializados. Pois os dados apontam pouco conhecimento dos professores em relação ao aluno com deficiência, porém mostram que eles acreditam que o aluno com deficiência visual não dá problema, os mais difíceis são os outros, sem deficiência. Os dados permitem concluir que a melhoria da qualidade de ensino envolve adaptações de materiais e adequação curricular. É preciso reconhecer que o trabalho do professor especializado de sala de recursos e itinerância não substitui o trabalho do professor regente, um complementa o outro, aspecto que parece não estar claro para os professores regentes. Também se faz necessário um maior envolvimento do restante da comunidade escolar, como gestores e coordenadores, pois estes alunos ficam a cargo de seus docentes e professores especializados, fato não previsto na literatura da inclusão escolar.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDeficientes visuaisen
dc.subject.keywordProfessores de educação especial - formaçãoen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordEstudantes deficientesen
dc.titleO deficiente visual nas escolas do Distrito Federal : inclusão ou integração?en
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2011-06-07T15:15:51Z-
dc.date.available2011-06-07T15:15:51Z-
dc.date.issued2011-06-07T15:15:51Z-
dc.date.submitted2011-04-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/1708-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



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