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dc.contributor.advisorVieira, Viviane Cristina-
dc.contributor.authorSilva, Vanja Mara Barbosa da-
dc.identifier.citationSILVA, Vanja Mara Barbosa da. A diversidade em sala de aula: um desafio sempre atual. 2015. 34 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Buritis-MG, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho, intitulado “A Diversidade em Sala de Aula: um desafio sempre atual”, com resultados e esclarecimentos de documentos vem a encontro do que pode ser feito, não para uma sala de aula específica, mas, escolas que de uma forma pedagógica demonstre aos alunos, a sociedade, a comunidade a ser inserido no cotidiano o respeito pelas diferenças. Neste trabalho, o respeito à diversidade nas escolhas ultrapassa esse desafio do acesso, para relacioná-lo ao problema da permanência. Claro que a escola não ensina tudo e, sobretudo nem é possível. Essa dimensão educativa pode propiciar ao aluno o desenvolvimento de convivência e vivencie valores como solidariedade, democracia e permite o aprendizado de respeito ao outro e reconhecer as diferenças. Com base nessa questão, a pesquisa realizada teve como objetivo vivenciar processos de construção de ações que possibilitem valores como solidariedade, democracia, respeito, a escola pode ensinar a perceber as diferenças à diversidade. Concretizar essa intenção exigirá que os valores eleitos e a intenção de ensiná-los sejam explicitados para todos, principalmente para os alunos, e que o trabalho pedagógico inclua a possibilidade de discussão e questionamento e a não ocultação de contradições, conflitos e confrontos. Isso significa valorizar positivamente a capacidade de questionar e propor mudanças, buscando construir situações didáticas que potencializem tal capacidade e possibilitem o aprendizado de modo a utilizá-lo de forma consequente, responsável e eficaz. Como exemplos têm-se experiências educativas de construção coletiva de regras de convívio escolar, de discussão coletiva de situações-problema na classe e na escola, de projetos de intervenção no espaço escolar e extra-escolar que podem ser adaptadas aos níveis de escolaridade de acordo com a possibilidade dos alunos. A metodologia de abordagem qualitativa utilizou procedimentos de análise documental. Analisou os textos dos Parâmetros Curriculares Nacionais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDiversidade na escolapt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.titleA diversidade em sala de aula : um desafio sempre atualpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-05-31T13:17:37Z-
dc.date.available2017-05-31T13:17:37Z-
dc.date.submitted2015-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17084-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoTatagiba, Alessandro Borges-
dc.description.abstract1This work, entitled "Diversity in the Classroom: an ever-present challenge", with results and document clarification comes the encounter of what can be done, not for a specific classroom, but schools that demonstrate a pedagogical way students, society, community to be inserted in respect for differences every day. In this work, the respect for diversity in choices beyond the challenge of access to relate it to the problem of permanence. Of course, the school does not teach everything, and above all is not possible. This educational dimension can provide students with the development of coexistence and experience values such as solidarity, democracy and allows the learning respect for others and recognize the differences. Based on this question, the survey aimed to share experience building processes that enable values such as solidarity, democracy, respect, schools can teach to understand the differences to diversity. Realizing this intention will require elected and values intended to teach them to be explained to everyone, especially to the students, and the educational work includes the possibility of discussion and questioning and not hiding contradictions, conflicts and confrontations. This means positively value the ability to question and propose changes, seeking to build didactic situations that enhance this capability and enable learning in order to use it consequential, responsibly and effectively. Examples have been educational experiences of collective construction rules of school life, collective discussion of problem situations in class and in school, intervention projects at school and out of school that can be adapted to educational attainment according with the possibility of students. The qualitative approach methodology used document analysis procedures. Analyzed the texts of the National Curriculum Guidelines.pt_BR
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