Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17073
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JoanaRegattieriAdam_tcc.pdf1,53 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo histórico demográfico da população escrava nas fazendas cafeeiras do Barão de Nova Friburgo : Cantagalo / Rio de Janeiro (1850-1873)
Autor(es): Adam, Joana Regattieri
Orientador(es): Gil, Tiago Luís
Assunto: Escravidão
Escravos
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 30-Mai-2017
Referência: ADAM, Joana Regattieri. Estudo histórico demográfico da população escrava nas fazendas cafeeiras do Barão de Nova Friburgo: Cantagalo / Rio de Janeiro (1850-1873). 2016. 44 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Estudo baseado em técnicas elementares de análise em demografia histórica, no qual caracterizamos a população escrava do cafeicultor português Antônio Clemente Pinto (1795-1869), o primeiro Barão de Nova Friburgo, mandatário da construção do atual Palácio do Catete (1858-1866) – Museu da República/Ibram – para ser sua residência e de sua família na Corte. Adotamos seu inventário post mortem e o da Baronesa, lavrado em 1873, como principal fonte documental, onde identificamos 2.178 nomes de pessoas encarregadas do trabalho escravo nas suas propriedades rurais situadas na região serrana do interior da província do Rio de Janeiro, municípios de Cantagalo, São Fidélis e Nova Friburgo. O recorte temporal compreende o período de 1850 a 1873 – da proibição definitiva do tráfico atlântico de cativos africanos para o Brasil, que ocasionou mudanças consideráveis na base do sistema cafeeiro de exportação vigente até então, ao ano de assinatura do inventário póstumo. Comparamos, assim, estudos sobre a evolução da sociedade escravista agro fluminense em meados para o fim do século XIX, especialmente os de demografia escrava, com um retrato dos perfis sociais da escravaria do Barão pertencente às fazendas em Cantagalo, analisando pirâmides etárias elaboradas a partir dos dados arrolados na fonte.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2016.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons