Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1707
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarcosdeSousaSantana.pdf936,36 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Papel do orientador educacional na inserção do aluno com necessidade especial no mercado de trabalho
Autor(es): Santana, Marcos de Sousa
Orientador(es): Santos, Fernanda do Carmo Gonçalves dos
Assunto: Educação inclusiva
Orientação educacional
Pessoas com deficiência - emprego
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 7-Jun-2011
Referência: SANTANA, Marcos de Sousa. Papel do orientador educacional na inserção do aluno com necessidade especial no mercado de trabalho. 2011. 61 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo investigar o grau de conhecimento e atuação do Orientador Educacional no processo de inserção dos alunos com necessidades educacionais especiais no Mercado de trabalho nas escolas de Ensino Médio da Rede Pública de Santa Maria DF. Para isso utilizou-se a pesquisa qualitativa, por entender que esta responde a questões particulares, como a atuação deste profissional, bem como aborda variáveis como valores, crenças, opiniões, atitudes e representações. Através da entrevista semi-estruturada os dados foram compilados. Os resultados da pesquisa revelam que grande parte destes profissionais promovem a participação dos alunos especiais nos projetos e demais atividades escolares, como também trabalha a questão vocacional destes alunos com aplicações de testes e questionários. Em relação ao conhecimento sobre a lei de cotas percebeu-se que a maioria dos orientadores investigados conhece esta lei, em contrapartida a maioria assume não encaminhar os alunos ao mercado de trabalho e não ter um diálogo com as famílias em relação ao assunto. Quanto aos alunos entrevistados, que já estão inseridos no trabalho formal, afirmaram ter carteira assinada e ter recebido a orientação profissional do orientador educacional da escola. Já os depoimentos do professor do Serviço de Orientação ao Trabalho estão em consonância e harmonia com as Orientações Pedagógicas para o Ensino Especial. Neste estudo concluiu-se que para que essa atuação se efetive com eficácia é necessário que o orientador educacional se aproprie de conhecimentos teórico-práticos, estabeleça um diálogo mais produtivo com a família dos alunos com necessidades especiais. É necessário também estudo da legislação em vigor sobre inclusão educacional, visto que percebeu-se ausência de conhecimento nesta área.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons