Título: | Formação docente : um educador, suas histórias de vida e os sentidos produzidos sobre a educação inclusiva |
Autor(es): | Tsyganok, Madalena Maria Barbosa |
Orientador(es): | Caixeta, Juliana Eugênia |
Assunto: | Educação inclusiva Educação especial Professores de educação especial - formação |
Data de apresentação: | 16-Abr-2011 |
Data de publicação: | 7-Jun-2011 |
Referência: | TSYGANOK, Madalena Maria Barbosa. Formação docente: um educador, suas histórias de vida e os sentidos produzidos sobre a educação inclusiva. 2011. 95 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | Este trabalho objetivou conhecer os sentidos que um professor da escola inclusiva produz sobre a construção do seu processo formativo, relacionado à inclusão educacional. Trata-se de um estudo qualitativo viabilizado pela Metodologia de História Oral na modalidade História de Vida. O nosso colaborador (pseudônimo: José) é um educador que atua no ensino superior e possui longa experiência na área educacional. Utilizamos como instrumento de pesquisa a entrevista narrativa, que foi gravada, transcrita e textualizada (GATAZZ, 2006). Para a análise das narrativas recorremos à textualização final, apresentada no capítulo de resultados, e que foi discutida a partir dos referenciais teóricos explicitados por Nóvoa (2007); Pinel (2003); Coelho (2010) e Goodson (2007). Nas discussões encontramos que os sentidos construídos pelo colaborador provocaram o acontecer de um processo de inclusão de pessoas com deficiência na sua prática docente: vimos o desvelar do sentimento de sentir-se estranho e as atitudes de se opor ao estabelecido. Isso desafiou José a sustentar uma atitude de envolvimento com os sujeitos e os processos educativos inclusivos. Apreendemos em suas narrativas que um processo formativo requer novas conceitualizações dos modos de desenvolvimento profissional dos docentes, tendo como ponto de partida o “professor-como-pessoa”. O colaborador também nos instigou a considerar os valores e as emoções como provocadoras da vida cognitiva. Assim, estamos falando de processos formativos e, ao mesmo tempo, de possibilidades de condução e produção de conhecimento. Finalmente, consideramos que o colaborador revelou, dentre outros sentidos, o seu gosto pelo estudo e a sua formação voltada para si e, ao mesmo tempo, junto ao outro, e que teve como leitmotiv o fato de ser descendente da família de um famoso psiquiatra. Revelou a sua relação afetiva com o pai e a mãe como estimuladoras do ato de ler e do orgulho de ser José. Enfim, tantos sentidos reveladores dos seus modos de ser educador, que nos fizeram pensar-sentir-agir a educação inclusiva e os processos formativos docentes com a sabedoria, as emoções e os sentimentos contidos nas histórias de vida dos professores. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.1706 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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