Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17055
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LaisDeAndradeFreitas_tcc.pdf2,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Levantamento de aumento do custo e do prazo de obras públicas nos últimos sete anos
Autor(es): Freitas, Laís de Andrade
Orientador(es): Carvalho, Michele Tereza Marques
Assunto: Construção civil
Obras públicas
Data de apresentação: Dez-2016
Data de publicação: 26-Mai-2017
Referência: FREITAS, Laís de Andrade. Levantamento de aumento do custo e do prazo de obras públicas nos últimos sete anos. 2016. vii, 70 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo elencar os desvios de custo e prazo de obras públicas brasileiras entre os anos 2008 e 2015. Além disso realizar uma análise das possíveis causas para essas ocorrências. Para a realização do trabalho buscou-se primeiramente um embasamento teórico, através de revisão bibliográfica, das principais causas que afetam os contratos das obras no Brasil e em outros países, principalmente em países em desenvolvimento que possivelmente apresentam condições e dificuldades similares às encontradas no Brasil. Depois foi realizado o levantamento de dados das obras públicas no período analisado obtidos por meio de relatórios do FISCOBRAS, plano de fiscalização do Tribunal de Contas da União (TCU). Os dados foram classificados para a realização da análise da relação entre eles e o não cumprimento do prazo estabelecido e do valor orçado inicialmente. Os resultados da análise quantitativa apontaram uma porcentagem muito elevada para os dois tipos de aditivos. Sendo os aditivos de prazo não limitados pela Lei de Licitações, os contratos analisados apresentaram graves distorções em relação ao pré-estabelecido. Dados dos relatórios indicam que as motivações para os aditamentos estão ligados a problemas anteriores a execução das obras.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons