Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17046
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_VitorFeitosaPereira_tcc.pdf2,53 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de um solo tropical para o uso em camadas de cobertura de aterros sanitários utilizando a metodologia de Daniel & Wu
Autor(es): Pereira, Vitor Feitosa
Orientador(es): Gurjão, Claudia Marcia Coutinho
Coorientador(es): Ribeiro, Luis Fernando Martins
Assunto: Meio ambiente e desenvolvimento sustentável
Aterro sanitário
Resíduos sólidos
Data de apresentação: 6-Jul-2016
Data de publicação: 26-Mai-2017
Referência: PEREIRA, Vitor Feitosa. Avaliação de um solo tropical para o uso em camadas de cobertura de aterros sanitários utilizando a metodologia de Daniel & Wu. 2016. xi, 57 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A crescente preocupação com o meio ambiente tem feito a sociedade pensar em modos de diminuir os impactos ambientais e um dos pontos importantes refere-se à correta disposição dos resíduos sólidos. Existem diferentes modos de disposição, mas os que têm sido mais viáveis são os aterros sanitários, por apresentar melhor controle construtivo e menores impactos ambientais. O governo brasileiro, através do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, instituiu que todos lixões e aterros controlados deverão ser desativados, impondo de forma sistemática a construção de novos aterros sanitários. Para que as vantagens ambientais dos aterros existam é necessário que a escolha do solo que vai compor a sua estrutura de contenção e impermeabilização seja adequada. Portanto, neste trabalho foi feita a análise do solo, que se localiza na área onde está sendo implantado o atual aterro sanitário do DF, como elemento constituinte da camada de cobertura deste aterro. Uma das principais funções das camadas de cobertura é impedir a penetração de água para dentro das células do aterro. Neste sentido é importante que estas estruturas sejam constituídas de solos compactados que possam assegurar a sua baixa permeabilidade e dificulte a infiltração da água da chuva ao resíduo e impeça um aumento na geração e percolação de líquidos tóxicos, provenientes da decomposição do resíduo, para o solo de fundação e águas subterrâneas. A metodologia que foi adotada neste trabalho para avaliação do comportamento dos solos tropicais foi proposta por Daniel & Wu (1993), em que se estabelece valores mínimos de condutividade hidráulica, resistência a compressão e contração volumétrica que possam garantir ao solo compactado uma baixa permeabilidade. Para aplicação desta metodologia foram realizados ensaios de caracterização, compactação, permeabilidade, compressão simples e contração volumétrica. Um ponto importante a respeito destes ensaios refere-se à aplicabilidade da metodologia MCT (Miniatura Compactada Tropical) no contexto da metodologia proposta por Daniel e Wu (1993). Os resultados obtidos, além de validar a aplicabilidade dos solos tropicais nas camadas de cobertura de aterros sanitários, poderão habilitar a utilização da metodologia MCT neste tipo de análise. Neste trabalho conclui-se que a metodologia MCT permite de maneira satisfatória obter os parâmetros necessários para a avaliação do solo a ser usado como camada de cobertura. O solo estudado não conseguiu atender a todos os critérios estabelecidos por Daniel & Wu nas diferentes energias em que foi compactado, obtendo um melhor desempenho para a compactação na energia modificada.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons