Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17041
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LuizaDeAlencarDusi_tcc.pdf3,4 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso de aplicativos para smartphone no transporte individual : 99Taxis e Uber
Autor(es): Dusi, Luiza de Alencar
Orientador(es): Gonzales Taco, Pastor Willy
Coorientador(es): Luiza Neto, Ingrid
Assunto: Internet
Uber (Aplicativo de transporte individual de passageiros)
Data de apresentação: 8-Jul-2016
Data de publicação: 25-Mai-2017
Referência: DUSI, Luiza de Alencar. O uso de aplicativos para smartphone no transporte individual: 99Taxis e Uber. 2016. viii, 104 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Nos últimos anos, devido ao avanço na tecnologia dos smartphones e à popularização do acesso à internet móvel, diversos aplicativos de transporte individual foram lançados e já fazem parte do cotidiano da população brasileira. Com a recente polêmica gerada pela chegada do Uber ao Brasil, país em que o 99Taxis foi inventado, muitos questionamentos estão sendo levantados a respeito da solicitação de transporte individual por meio de aplicativos para celulares. Este projeto visa identificar quem são os usuários dos aplicativos 99Taxis e Uber, quais as razões que os levam a escolher utilizar um ou outro e qual o nível de satisfação do usuário com relação serviço oferecido pelo aplicativo, tanto no transporte em si como na solicitação. Para isso, foi feita uma revisão sistemática de literatura para entender a evolução da tecnologia no transporte individual e quais mudanças ela gerou. Após a fase inicial de pesquisa bibliográfica foi realizada uma pesquisa de opinião através de uma ferramenta online, com divulgação nacional através de três diferentes plataformas. Como resultado, são apresentados os perfis socioeconômicos dos três tipos de usuários definidos ao longo da pesquisa: usuários do Uber e do 99Taxis (Tipo 1), usuários somente do 99Taxis (Tipo 2) e usuários apenas do Uber (Tipo3). Ademais, são analisados os comportamentos de cada um deles. A maioria dos usuários de aplicativos são jovens adultos com nível superior completo e renda familiar mensal acima de 10 salários mínimos. Não foram encontradas diferenças de comportamento relacionadas ao gênero do usuário. Porém há certas diferenças de comportamento de acordo com o tipo de usuário, sua região de residência e sua frequência de uso quando é feita uma análise mais detalhada.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons