Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/17017
Título: | Análise de questões sobre química orgânica no ENEM de 2015 |
Autor(es): | Pompas, Andressa Ribeiro |
Orientador(es): | Gauche, Ricardo |
Assunto: | Química orgânica Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) Avaliação educacional |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 23-Mai-2017 |
Referência: | POMPAS, Andressa Ribeiro. Análise de questões sobre química orgânica no ENEM de 2015. 2016. 20 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Um dos problemas discutidos no trabalho está relacionado com a divulgação das notas do ENEM, que não deveriam ser apresentadas como forma de avaliar o desempenho dos alunos em um resultado global, pois a prova é individual e voluntária, o que expõe as instituições de ensino, colaborando para um sistema promoção mercadológica das escolas. O ENEM deveria ser um parâmetro para que o Governo avalie o ensino-aprendizagem dos candidatos de modo a criar políticas públicas, e, então, definir estratégias para melhorar a qualidade do ensino no país. Porém, o Governo não tem utilizados de forma construtiva. Esse trabalho também buscou definir as questões de Química Orgânica do ENEM no ano de 2015, visto que é um dos conteúdos mais recorrentes para essa disciplina. Sob essa perspectiva, a análise dessas questões apresentou um viés para a determinação do nível de dificuldade de acordo com alguns parâmetros estabelecidos por teóricos da área e, principalmente, quanto a utilização da matriz de referência. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2016. |
Aparece na Coleção: | Química
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.