Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/17011
Título: | O tema da chuva ácida como estratégia para o ensino de ácidos e bases |
Autor(es): | Teixeira, Carlos Alberto Maciel |
Orientador(es): | Silva, Roberto Ribeiro da |
Assunto: | Ácidos Chuvas ácidas |
Data de apresentação: | Dez-2016 |
Data de publicação: | 23-Mai-2017 |
Referência: | TEIXEIRA, Carlos Alberto Maciel. O tema da chuva ácida como estratégia para o ensino de ácidos e bases. 2016. 42 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso inicia com o esclarecimento a respeito de alguns conceitos de ácido e base levantados pela ciência ao longo da história. Em seguida ele esclarece o que é a chuva ácida e cita seus efeitos na vida do homem, bem como sugere medidas para minimizar seu impacto na natureza. Continua tratando do tema da experimentação no ensino de química, já que este trabalho intenciona apresentar um experimento a ser empregado em sala de aula que facilite a compreensão por parte dos alunos dos conceitos de ácido e base. Dando continuidade são analisados alguns experimentos que visam reproduzir a chuva ácida em sala de aula, buscando empregar métodos diferentes. Por fim, este trabalho faz suas considerações finais levantando várias vantagens e desvantagens de cada experimento. Para isso analisa e indica um para ser empregado em sala de aula, o qual seja mais simples, não exija laboratório, não utilize reagentes perigosos ou tóxicos. Além disso seja de fácil aplicação, possibilitando, assim, um bom entendimento por parte dos alunos dos conceitos de ácido e base. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2016. |
Aparece na Coleção: | Química
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.