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dc.contributor.advisorElias, Antônio Carlos-
dc.contributor.authorRodrigues Júnior, Adilton França-
dc.identifier.citationRODRIGUES JÚNIOR, Adilton França. O preparo ao atendimento odontológico à população surda. 2016. 65 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Odontologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO atendimento à pessoa surda pode representar um desafio, dado a dificuldade em relação à comunicação. Várias técnicas para manter um contato podem ser implantadas, porém nem todas são eficazes para a transmissão de conhecimentos em saúde. O presente artigo tem por objetivo avaliar o preparo dos acadêmicos e professores ao atendimento de pessoas surdas, bem como conhecer a percepção desse atendimento por meio de relatos de deficiêntes auditivos. O método utilizado nesta pesquisa é de natureza decritivo-analítica com abordagem qualiquantitativa, onde foi aplicado questionário semi-estruturado para surdos e para o corpo docente e discente da Universidade de Brasília. Várias formas de se comunicar com a população surda em consultório odontológico foram citadas, sendo a maioria ineficaz, levando o paciente a não entender seu estado, mesmo que o estudo tenha demonstrado que há uma procura considerável ao tratamento odontológico por essa população. Toda essa problemática pode ser minimizada pelo ensino da Libras e demonstra a importância da inserção do profissional enquanto acadêmico em disciplinas onde o foco é o ensino de estratégias efetivas para o correto acolhimento dessa população.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiência auditivapt_BR
dc.subject.keywordTratamento dentáriopt_BR
dc.subject.keywordSaúde bucalpt_BR
dc.subject.keywordLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.titleO preparo ao atendimento odontológico à população surdapt_BR
dc.title.alternativeThe preparation of the assessment to the dental care of the deaf personpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-22T14:34:25Z-
dc.date.available2017-05-22T14:34:25Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17006-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoPaludetto Junior, Moacir-
dc.description.abstract1The service to the deaf person can be a challenge, given the difficulty in communicate. Various techniques to maintain a contact can be applied, but not all are effective in the transmission of knowledge in health. This article aims to identify the obstacles faced by the deaf population in dental environments and assess the previous knowledge of students and teachers of dentistry course at the University of Brasilia ( UNB ) in relation to the care of the deaf. The method used in this research is qualitative and quantitative, for the purpose of the study it was applied semi-structured questionnaire for the deaf and for faculty and students. Several ways to communicate with the deaf population in the dental office were cited and most of them are ineffective, leading the patient does not understand his state of health or does not have motivation to seek the service. This whole problem stems from a history of lack of teaching of pounds, making it clear the importance of academic insertion in disciplines which focus is on teaching effective strategies for the correct approach of this population.pt_BR
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