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Título: Dosagem Superpave de misturas asfálticas com grânulos de borracha pré-ativados
Autor(es): Esteves, Arthur Nunes
Silva, Orivaldo Gomes da
Orientador(es): Farias, Márcio Muniz de
Assunto: Pavimentação asfáltica
Transportes - Brasil
Data de apresentação: 13-Dez-2016
Data de publicação: 19-Mai-2017
Referência: ESTEVES, Arthur Nunes; SILVA, Orivaldo Gomes da. Dosagem Superpave de misturas asfálticas com grânulos de borracha pré-ativados. 2016. x, 62 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Levantamentos recorrentes têm considerado a grande maioria dos pavimentos do Brasil de baixa qualidade ao tráfego, incluindo muitos trechos concessionados da malha federal. Estas patologias estão associadas a diversos fatores, como falta de manutenção, excesso de cargas, materiais não adequados ao projeto e às normas, deficiência no controle de qualidade na construção, ausência de dispositivos de drenagem e geometria inadequada. Diante da grande demanda do transporte por meio da modalidade rodoviária e as patologias recorrentes no revestimento asfáltico, devido às grandes solicitações de tráfego e carregamento nas rodovias brasileiras é necessário pesquisar formas de melhorar a vida útil e a resistência desses materiais utilizados na pavimentação. A utilização da borracha como modificadora do ligante asfáltico tem como finalidade a melhoria de propriedades físicas do ligante e dos parâmetros de desempenho das misturas asfálticas. Pesquisas recentes mostram que a utilização de grânulos de borracha pré-ativados (RAR) melhora o desempenho de misturas asfálticas de granulometrias abertas usinadas a quente. Este estudo tem por objetivo inicial a dosagem de misturas asfálticas descontínuas (gap graded) com incorporação de grânulos de borracha pré-ativados baseado nas metodologias Marshall e Superpave. Para se atingir tal objetivo serão realizados ensaios de caracterização do agregado e projeto de dosagem com diferentes teores de RAR e amostras de mistura asfáltica com Pellets. Assim deseja-se obter os teores de projeto para a variação de teor de RAR.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
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