Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16986
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_DinairBorgesCorrea_tcc.pdf937,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: ProJjovem Campo Saberes da Terra : estudo de caso sobre a evasão das turmas do Pipiripau II – Planaltina Distrito Federal
Autor(es): Correa, Dinair Borges
Orientador(es): Medeiros, Maria Osanette de
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Educação rural
Evasão escolar
Data de apresentação: Fev-2017
Data de publicação: 19-Mai-2017
Referência: CORREA, Dinair Borges. ProJovem Campo Saberes da Terra: estudo de caso sobre a evasão das turmas do Pipiripau II – Planaltina Distrito Federal. 2017. 71 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.
Resumo: Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida nas turmas do Projovem Campo Saberes da Terra na área rural de Planaltina Distrito Federal, Região do Pipiripau II, com o objetivo de investigar os fatores que levam à evasão dos estudantes desse Programa. O estudo justifica-se pela importância da EJA para essa região e a necessidade de uma Educação do Campo que vise trabalhar o educando em sua realidade, utilizando-se de saberes e instrumentos pedagógicos próprios do campo para realização do processo educativo na educação formal. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa e como estratégia o estudo de caso. Para o alcance dos objetivos propostos foi realizada pesquisa de caráter qualitativo tendo como instrumentos a realização de entrevistas, grupo focal, envolvendo professores, coordenador pedagógico e estudantes do Projovem das turmas pesquisadas. Como referência teórica o estudo lançou mão de autores como: Brandão (2013), Castro (2003), Freire (2005), (1996). Como procedimento metodológico foi feita uma pesquisa de campo, utilizando-se observações e entrevistas com os sujeitos envolvidos. A trajetória da pesquisa mostrou que houve evasão no Programa e os resultados apontaram para a exigência de uma política pública que contemple os sujeitos do campo em suas especificidades e a necessidade de estudar uma proposta de educação para o Projovem com flexibilidade de horários, alimentação adequada, sala de acolhimento entre outros.
Abstract: This work presents results of a research developed in the classes of Projovem Campo Saberes da Terra in the rural area of Planaltina Federal District, Region of Pipiripau II, with the objective of investigating the factors that lead to the evasion of students of this Program. The study is justified by the importance of the EJA for this region and the need for a field education that aims to work the learner in their reality, using the knowledge and pedagogical tools of the field to carry out the educational process in formal education. This is an exploratory research, with a qualitative approach and case study. To achieve the proposed objectives, a qualitative research was carried out. The interviews, focus group, involving teachers, pedagogical coordinator and Projovem students of the groups surveyed were carried out as instruments. As a theoretical reference, the study used authors such as: Brandão (2013), Castro (2003), Freire (2005), (1996). As a methodological procedure, a field research was carried out, using observations and interviews with the subjects involved. The trajectory of the research showed that there was evasion in the Program and the results pointed to the requirement of a public policy that contemplates the subjects of the field in their specificities and the necessity to study a proposal of education for Projovem with flexibility of schedules, adequate food, and Reception room among others.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2017.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.