Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mané, Djiby | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Tállyta Abrantes do | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Tállyta Abrantes do. A linguística e a literatura: relação interdisciplinar. 2016. 60 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem o objetivo de averiguar as relações entre literatura e linguística, disciplinas tão próximas por serem da mesma área de conhecimento, porém com suas singularidades. Para este estudo, faz-se uma análise de um questionário e de textos produzidos por alunos do 9º ano, da Escola Centro Educacional Agrourbano Ipê – DF, O trabalho se desafia a encontrar a articulação entre os conteúdos, sempre estudados dentro do ensino da Língua Portuguesa. No que diz respeito à metodologia da pesquisa, usamos a qualitativa, fundamentada em dados de textos, análise e interpretação de dados. Assim, espera-se que esse trabalho possa contribuir de alguma forma com a prática educativa da literatura e da linguística, apresentando propostas de metodologias de leitura, e também propostas de estabelecer formas de articulação interdisciplinar entre as duas áreas de estudo da linguagem. A pesquisa foi baseada nos estudos de Cosson (2016), Bunzen e Mendonça (2006), Junior (2012) e Drummond (2002) entre outros. De acordo com essa pesquisa, entendemos que a atuação e prática do professor de língua portuguesa precisa se aprimorar, com base em novos instrumentos pedagógicos. Assim, por meio desse trabalho monográfico, podemos afirmar que existe uma prática interdisciplinar possível entre o ensino da literatura e o ensino da língua portuguesa. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura brasileira - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Linguística | pt_BR |
dc.subject.keyword | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | pt_BR |
dc.title | A linguística e a literatura : relação interdisciplinar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-05-19T12:31:09Z | - |
dc.date.available | 2017-05-19T12:31:09Z | - |
dc.date.submitted | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/16980 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work has the objective of ascertaining the relations between literature and linguistics, disciplines so close to being from the same area of knowledge, but with their singularities. For this study, an analysis of a questionnaire and texts produced by students of the 9th grade of the Centro Educacional Agrourbano Ipê - DF is carried out. The work is challenged to find the articulation between the contents, always studied within the Portuguese language teaching. Regarding the methodology of the research, we use qualitative, based on data of texts, analysis and interpretation of data. Thus, it is hoped that this work may contribute in some way to the educational practice of literature and linguistics, presenting proposals for reading methodologies, and also proposals to establish forms of interdisciplinary articulation between the two areas of language study. The research was based on the studies of Cosson (2016), Bunzen and Mendonça (2006), Junior (2012) and Drummond (2002) among others. According to this research, we understand that the performance and practice of the Portuguese language teacher needs to be improved, based on new pedagogical instruments. Thus, through this monographic work, we can affirm that there is a possible interdisciplinary practice between the teaching of literature and the teaching of the Portuguese language. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura
|