Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16974
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_FaberCarrijoOliveira_ThorPinhoPiretti_tcc.pdf2,56 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Técnicas de gestão de riscos : um modelo para aplicação na construção civil leve brasileira
Autor(es): Oliveira, Fáber Carrijo
Piretti, Thor Pinho
Orientador(es): Carvalho, Michele Tereza Marques
Assunto: Construção civil
Gestão de riscos
Data de apresentação: 24-Jun-2016
Data de publicação: 18-Mai-2017
Referência: OLIVEIRA, Fáber Carrijo; PIRETTI, Thor Pinho. Técnicas de gestão de riscos: um modelo para aplicação na construção civil leve brasileira. 2016. viii, 90 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: No setor de construção civil existem diversos riscos, já que os serviços são complexos e variam de acordo com o projeto. Esses podem causar impactos tanto positivos quanto negativos. Dessa forma, para que o projeto obtenha o sucesso esperado, é necessário identificar e avaliar os riscos presentes. Para que isso ocorra de forma adequada é recomendado que um modelo estruturado de gestão de riscos seja aplicado. Tomando o fato de que o Brasil é carente de uma gestão de qualidade e que isto pode trazer diversos benefícios para as organizações e os envolvidos nela, este estudo exploratório tem como objetivo propor diretrizes para um modelo de gestão de riscos, baseado na análise detalhada de diferentes técnicas existentes que sejam aplicáveis ao cenário da construção leve brasileira. O presente estudo apresenta uma revisão bibliográfica das seguintes teorias: SHAMPU, FERMA, RISMAN, PMBOK e ISO 31000. A partir de então, buscou-se identificar suas características principais que permitam a aplicabilidade no contexto local. Posteriormente estas características são refinadas, através da elaboração de quadros comparativos e fluxogramas que permitam uma fácil visualização dos processos e operações que compõem cada uma das técnicas. Assim, são identificados padrões fundamentais e singularidades na estrutura das técnicas que contribuem para a elaboração de uma estrutura básica do modelo a ser proposto. Nessa estrutura, análises sobre as dificuldades de aplicação de cada operação são feitas com o objetivo de auxiliar na geração um modelo simplificado e adaptado para a aplicação. Por fim diretrizes sobre a aplicação e uso de ferramentas são elaboradas e o fluxograma do modelo é final é apresentado. Assim, temos um modelo de gestão de risco elaborado, que procura sem simplificado e de fácil aplicação, pronto para ser testado dentro da construção civil leve brasileira.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons