Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16969
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_VictorLeaoDeMedeiros_tcc.pdf1,47 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Geração de energia elétrica por fonte híbrida : análise de custo e retorno de créditos de carbono em usinas hidrelétricas complementadas por células fotovoltaicas
Autor(es): Medeiros, Victor Leão Alvarenga de
Orientador(es): Carvalho, Michele Tereza Marques
Assunto: Energia elétrica
Efeito estufa
Energia elétrica - geração
Fontes alternativas de energia
Energia solar
Data de apresentação: 15-Dez-2016
Data de publicação: 18-Mai-2017
Referência: MEDEIROS, Victor Leão Alvarenga de. Geração de energia elétrica por fonte híbrida: análise de custo e retorno de créditos de carbono em usinas hidrelétricas complementadas por células fotovoltaicas. 2016. x, 69 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Em 1997, os países que aderiram o Protocolo de Kyoto comprometeram-se a implantar medidas com o intuito de reduzir a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEEs), sendo que, os países em desenvolvimento participam do Protocolo voluntariamente, através do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). O Brasil vem contribuindo para estabilizar as concentrações de GEEs na atmosfera através de projetos no setor energético, especialmente com projetos de energia renovável e eficiência energética, como é o caso da cogeração de eletricidade a partir de fontes renováveis. Neste sentido, esta dissertação tem por objetivo investigar a viabilidade econômica e financeira da utilização de painéis fotovoltaicos como cogeração de energia em hidrelétricas e comercialização de créditos de carbono. Como metodologia utilizou-se de técnicas bastante difundidas na comunidade financeira, como é o caso do Payback. De maneira geral, conclui-se que, do ponto de vista econômico e financeiro, investir em projetos de cogeração de energia visando obter excedentes e subsequente comercialização no mercado de créditos de carbono não é uma alternativa viável para a unidade fotovoltaica estudada.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons