Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16963
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LuisaDeMeloAguiar_tcc.pdf3,4 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Integração entre curvas de permanência de qualidade de água e modelagem hidrológica como suporte à gestão de recursos hídricos : estudo de caso da bacia hidrográfica do Ribeirão Rodeador/DF
Autor(es): Aguiar, Luisa de Melo
Orientador(es): Minoti, Ricardo Tezini
Coorientador(es): Lima, Jorge Enoch Furquim Werneck
Assunto: Recursos hídricos
Água - qualidade
Solo - uso
Data de apresentação: 8-Dez-2016
Data de publicação: 18-Mai-2017
Referência: AGUIAR, Luisa de Melo. Integração entre curvas de permanência de qualidade de água e modelagem hidrológica como suporte à gestão de recursos hídricos: estudo de caso da bacia hidrográfica do Ribeirão Rodeador/DF. 2016. 73 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A curva de permanência de qualidade é uma importante ferramenta de auxílio ao gerenciamento de recursos hídricos, pois mostra em quanto determinado parâmetro é igualado ou superado frente ao enquadramento proposto, facilitando assim a verificação do cumprimento da legislação ambiental. O enfoque do presente trabalho envolveu a proposição de uma metodologia de auxílio ao enquadramento de cursos d’água por meio da integração entre monitoramento hidrológico, construção de base de dados, modelagem hidrológica e elaboração de curvas de permanência de qualidade de água. Por meio da modelagem é possível prever cenários de alteração de uso do solo e suas consequências para a qualidade e quantidade de água. A metodologia proposta baseou-se na aplicação do modelo hidrológico SWAT, uma ferramenta de acesso livre, para a simulação de vazão e de qualidade de água de uma bacia hidrográfica predominantemente rural localizada no Distrito Federal, a bacia do Ribeirão Rodeador, um importante afluente do Lago Descoberto, o mais importante manancial de abastecimento de água para consumo humano do Distrito Federal. A simulação de vazão apresentou resultados satisfatórios, mas a simulação de qualidade de água não permitiu a geração de cenários futuros para a bacia estudada e a aplicação do método de curvas de permanência para a verificação de atendimento ao enquadramento com base nas modificações de uso do solo na bacia hidrográfica. A análise de curva de permanência, baseada em dados de monitoramento da CAESB para qualidade de água, constatou que para o parâmetro nitrogênio o enquadramento é cumprido em cem por cento das amostras, porém o parâmetro fósforo apresentou um único ponto que ultrapassou os limites da legislação ambiental. Esse trabalho concluiu que para a aplicação de curvas de permanência de qualidade precisa de uma serie longa de dados e que talvez não seja aplicável para cargas difusas visto que essas oscilam muito e não são necessariamente constantes ao longo do ano.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.