Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1696
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarianaMergulhaoSantosCastro.pdf4,72 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O impacto da estratégia de fusão e aquisição no desempenho das empresas
Autor(es): Castro, Mariana Mergulhão Santos
Orientador(es): Gartner, Ivan Ricardo
Assunto: Empresas - fusão e incorporação
Empresas - desempenho
Data de apresentação: 4-Fev-2011
Data de publicação: 26-Mai-2011
Referência: CASTRO, Mariana Mergulhão Santos. O impacto da estratégia de fusão e aquisição no desempenho das empresas. 2011. 141 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: As transações entre empresas, mais especificamente fusões e aquisições, têm se tornado mais habituais no ambiente empresarial brasileiro. A concorrência mundial, a busca por maiores mercados são alguns dos fatores que levam as empresas a adotarem esta estratégia a fim de conseguir melhor desempenho, economias de escala e principalmente criar valor para seus acionistas. Este trabalho tem como objetivo analisar o desempenho de empresas que anunciaram seu processo de fusão e aquisição no ano de 2007 para identificar o impacto gerado por esta decisão, bem como a melhor forma de analisar este impacto, gerar mais um estudo nessa área para o arcabouço acadêmico e uma fonte de dados e resultados para tomadores de decisões nas empresas privadas brasileiras. Este estudo, que é de natureza empírica, baseou-se na metodologia de estudo de casos múltiplos realizado em cinco empresas para avaliar o impacto dessa estratégia dois anos antes e depois de seu anúncio. Neste contexto, apresentam-se as empresas analisadas em seu contexto histórico e econômico, as demonstrações financeiras que serviram de base para o cálculo dos indicadores e a discussão dos resultados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.02.TCC.1696
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons