Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16957
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_EsioWilsonAraujoJunior_tcc.pdf2,65 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da influência do uso e cobertura do solo em parâmetros quantitativos e de qualidade da água na sub-bacia Tamanduá (DF)
Autor(es): Araújo Júnior, Ésio Wilson Levino de
Orientador(es): Almeida, Wagner Santos de
Assunto: Urbanização
Solo - uso
Data de apresentação: 1-Dez-2016
Data de publicação: 18-Mai-2017
Referência: ARAÚJO JÚNIOR, Ésio Wilson Levino de. Avaliação da influência do uso e cobertura do solo em parâmetros quantitativos e de qualidade da água na sub-bacia Tamanduá (DF). 2016. 57 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A impermeabilização do solo, em consequência da urbanização, é um dos fatores mais influentes na mudança do ciclo hidrológico de uma bacia hidrográfica. Esse impacto é decorrente das alterações de uso e cobertura do solo, a partir da implantação de pavimentos, edificações e demais construções em locais predominantes de vegetação, impedindo a infiltração da água no solo. Esse processo acarreta um aumento de velocidade e volume de água que escoa pela superfície do terreno intensificando as inundações, perdas materiais e humanas, além de aumentar o carreamento de poluentes para a jusante impactando negativamente os corpos hídricos receptores dessas águas pluviais. Diante desse contexto, o presente trabalho visa comparar os cenários pré e pós a instalação do empreendimento Paranoá Parque situado na bacia do Córrego Tamanduá, unidade hidrográfica pertencente a bacia hidrográfica do Lago Paranoá. A avaliação do escoamento superficial do córrego Tamanduá foi realizada por meio do hidrograma dos dois cenários citados utilizando o modelo hidrológico SWMM, que considera as características específicas de uso e cobertura do solo de cada situação. Foi realizada uma pequena avaliação de carreamento de sólidos dissolvidos totais na bacia do Tamanduá, a partir de dados de qualidade da água obtidos da estação sedimentológica da Caesb. Tais resultados evidenciaram o impacto da alteração das condições de permeabilidade de um terreno, devido à análise do hidrograma resultante após a modelagem no SWMM, que apresentou o pico de vazão mais elevado para a condição da bacia pós-urbanizada do que a condição natural do terreno no cenário pré-urbanização.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.