Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16956
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JoaoLucasDoCarmoPonciano_tcc.pdf6,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Águas pluviais : análise de problemas de novos loteamentos, estudo de caso do setor habitacional Arniqueira – DF
Autor(es): Ponciano, João Lucas do Carmo
Orientador(es): Koide, Sérgio
Coorientador(es): Costa, Maria Elisa Leite
Assunto: Hidrologia urbana
Bacias hidrográficas
Água - poluição
Data de apresentação: Jun-2016
Data de publicação: 18-Mai-2017
Referência: PONCIANO, João Lucas do Carmo. Águas pluviais: análise de problemas de novos loteamentos, estudo de caso do setor habitacional Arniqueira – DF. 2016. 78 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A urbanização é um dos maiores agentes transformadores do uso do solo em uma bacia hidrográfica. Entre as transformações que mais causam impacto está a impermeabilização do solo que muda os caminhos da precipitação e faz alterações no ciclo hidrológico., Um resultado dessas alterações é uma vazão maior chegando em um curto espaço de tempo nos corpos d’água, além de inundações a jusante e a poluição difusa gerada. Os sistemas convencionais de manejo de águas pluviais não somente aceleram esses processos, mas também os intensificam podendo causar perdas materiais e até mesmo humanas. Visando a diminuir as consequências da interferência urbana sobre o escoamento superficial as técnicas compensatórias surgiram, com o intuito de reestabelecer o deflúvio gerado na pré-urbanização, diminuindo assim as consequências sobre a hidrologia urbana. Dentre essas técnicas compensatórias estão as bacias de detenção e retenção. Em uma área de ocupação espontânea a instalação da infraestrutura se mostra um desafio, incluindo aí o manejo de águas pluviais. Nesse contexto, este trabalho avaliou as consequências sobre o escoamento superficial da urbanização não planejada do Setor Habitacional Arniqueira – SHAr, além do sistema de drenagem proposto e das técnicas compensatórias passíveis de implementação. A avaliação foi feita por meio do estabelecimento de cenários no modelo hidrológico PCSWMM, considerando diferentes quadros de uso e ocupação do solo e de manejo das águas pluviais. Os resultados confirmaram a expectativa de uma grande transformação causada pela urbanização, por meio da comparação dos hidrogramas gerados. Os resultados também apontaram as consequências da utilização de sistemas convencionais de drenagem sem qualquer técnica compensatória, que geraram os maiores deflúvios, e evidenciam a importância das medidas para amortecimento do escoamento superficial.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.