Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16955
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_FranckTeixeiraAlves_LucasDiasDeLima_tcc.pdf4,55 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O impacto de novos loteamentos urbanos no escoamento superficial : setor habitacional noroeste
Autor(es): Silva, Franck Teixeira Alves da
Lima, Lucas Dias de
Orientador(es): Alves, Conceição de Maria Albuquerque
Assunto: Bacias hidrográficas
Drenagem
Escoamento urbano
Data de apresentação: 8-Dez-2016
Data de publicação: 18-Mai-2017
Referência: SILVA, Franck Teixeira Alves da; LIMA, Lucas Dias de. O impacto de novos loteamentos urbanos no escoamento superficial: setor habitacional noroeste. 2016. 101 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: As bacias hidrográficas são sensíveis às alterações decorrentes da ação antrópica. O processo de urbanização pode acarretar, por exemplo, em mudanças como a impermeabilização do solo, alteração no relevo, mudanças nos cursos d’água e outras que alteram as características hidrológicas da bacia. Essas alterações causam impactos como o aumento na vazão de pico decorrente de uma precipitação, a diminuição no tempo até que essa vazão de pico seja atingida, inundações e poluição. A drenagem urbana existe para minimizar esses impactos associados. Seguem-se dois preceitos ao tratar-se de drenagem, a drenagem clássica e a drenagem sustentável. A drenagem clássica prioriza o rápido afastamento das águas pluviais, enquanto a drenagem sustentável (conceito mais recente) preconiza a infiltração e detenção desses escoamentos. Dispositivos como bocas de lobo, galerias e canais compõem o sistema clássico de drenagem. Bacias de detenção e retenção, trincheiras de infiltração e pavimentos permeáveis são alguns dispositivos utilizados nos sistemas de drenagem sustentável, além de alguns dispositivos tradicionais utilizados na drenagem clássica. As cidades que se desenvolvem por meio de processos de urbanização espontânea, geralmente, contam com apenas os sistemas clássicos de drenagem. A área utilizada como objeto de estudo nesse projeto foi desenvolvida por um processo de urbanização planejada e, além dos sistemas clássicos de macrodrenagem e microdrenagem, conta também com um complemento de sistemas alternativos componentes do chamado Desenvolvimento de Baixo Impacto. Desta forma, o presente documento apresenta uma análise dos impactos causados na drenagem (como o escoamento superficial) de um local que conta o desenvolvimento planejado, o Setor Noroeste em Brasília/DF. Para tal, foi utilizado o software PCSWMM na análise de diferentes cenários durante o processo de urbanização do setor. Os resultados confirmaram a alteração no escoamento produzido, mas também validaram a eficiência das medidas alternativas que podem ser utilizadas como uma solução para diminuir os impactos associados a expansão urbana no âmbito da drenagem.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.