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Título: Lucro e participação de mercado das marcas de supermercado e de fabricantes em baixo e alto cenário competitivo : influência do preço promocional, premium e benefícios informativos e utilitários
Autor(es): Silva, Amanda Tomaz Velloso da
Orientador(es): Porto, Rafael Barreiros
Assunto: Política de preços
Cálculo de preço (Comércio varejista)
Comportamento do consumidor
Data de apresentação: 2-Fev-2011
Data de publicação: 26-Mai-2011
Referência: SILVA, Amanda Tomaz Velloso da. Lucro e participação de mercado das marcas de supermercado e de fabricantes em baixo e alto cenário competitivo: influência do preço promocional, premium e benefícios informativos e utilitários. 2011. 75 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Pesquisadores demonstram o efeito de indicadores de preço na participação de mercado e no lucro em marcas de supermercado e de fabricantes, mas geralmente não inserem os benefícios das marcas e não contemplam seus cenários competitivos. Este trabalho busca investigar a relação preditiva da estratégia de preço promocional e premium, bem como dos benefícios utilitários e informativos das marcas de supermercado e de fabricantes, sobre a participação de mercado e lucro, em cenários de alta e baixa competitividade. Para isso foi realizada uma pesquisa quase-experimental a partir de dados obtidos de uma rede de supermercados do Centro-Oeste. O resultado indicou que todas as variáveis analisadas influenciam a participação de mercado em algum cenário de competitividade para marcas de fabricante, mas para marcas de supermercado as variáveis não tiveram significância. Quanto ao lucro, obteve-se um resultado em que apenas preço premium e promocional o influenciaram, porém não em todos os cenários e origem. Resultados esses discutidos à luz de teorias sobre indicadores de desempenho de marca e que implicam novas questões a serem analisadas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.02.TCC.1694
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