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dc.contributor.advisorDias, Osório Carvalho-
dc.contributor.authorPacheco, Anna Caroline Fontes-
dc.identifier.citationPACHECO, Anna Caroline Fontes. A atuação da Agência Nacional de Transportes Terrestres sobre a logística brasileira: um estudo de caso sobre o transporte terrestre de cargas. 2011. 155 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.en
dc.description.abstractA década de 1990 trouxe consigo transformações no ambiente empresarial que destacaram a Logística, mais especificamente a função “transporte”, como um importante fator para atingir vantagem competitiva por meio da redução dos custos das empresas, exigindo para isso que houvesse uma infraestrutura física e regulatória capaz de suportar as novas operações. Concomitantemente, a Administração Pública detectou a necessidade de adequar sua estrutura decisória para proporcionar aos países as condições necessárias ao desenvolvimento industrial e comercial. Nesse contexto, ocorreu no Brasil a Reforma Gerencial da Administração Pública, que objetivou delegar serviços não-exclusivos do Estado à iniciativa privada e propôs a criação de órgãos responsáveis pela regulação desta relação entre desenvolvimento econômico e interesse público. Assim, em 2001, a Lei nº 10.233 instituiu a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), objeto deste estudo de caso de cunho qualitativo-indutivo. Selecionou-se como método de análise o cross-case proposto por Eisenhardt (1989) e Miles e Huberman (1994), em que se estabelecem relações de causa e consequência entre fenômenos observados; relações estas fortalecidas por meio de dados referentes ao transporte de cargas e a concessões ferroviárias e rodoviárias, coletados principalmente por análise documental de relatórios e outros documentos oficiais em contraste com pareceres de organizações como a Confederação Nacional dos Transportes. Para atingir o objetivo principal deste estudo de caso, que é avaliar o impacto da atuação da ANTT na Logística brasileira, buscou-se relacionar os objetivos e princípios da gerência eficiente de transportes às atribuições específicas da ANTT para cada modal terrestre e para o transporte multimodal de cargas. A cada modal analisado elaborou-se um esquema de “causa e consequência” entre as atribuições da agência, as ações de fato empreendidas e os referidos objetivos e princípios. Da análise dos modais infere-se que desde a missão estabelecida para a agência o enfoque estaria nos modais rodoviário e ferroviário, e de fato constatou-se que o desenvolvimento das dutovias e da multimodalidade está aquém dos outros dois modais. Entretanto, concluiu-se que a atuação da ANTT tem sido profícua nos modais rodoviário e ferroviário, cumprindo o objetivo constitucional de eficiência da Administração Pública. Esta monografia fortalece ainda o referencial teórico do New Public Management no Brasil ao concluir que a instituição da ANTT compatibiliza-se com o objetivo da Reforma Gerencial da Administração Pública Brasileira de reduzir o tamanho da máquina estatal na medida em que administra e promove concessões, além de regular o setor de transportes de modo a subsidiar o desenvolvimento de uma esfera de competitividade normatizada. Ao final do estudo de caso apresenta-se um esquema que resume as relações estabelecidas entre referencial teórico, resultados da pesquisa e conclusão.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordTransporte ferroviário de cargaen
dc.subject.keywordTransporte rodoviário de cargaen
dc.subject.keywordAgência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)en
dc.titleA atuação da Agência Nacional de Transportes Terrestres sobre a logística brasileira : um estudo de caso sobre o transporte terrestre de cargasen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2011-05-25T14:15:39Z-
dc.date.available2011-05-25T14:15:39Z-
dc.date.issued2011-05-25T14:15:39Z-
dc.date.submitted2011-02-02-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/1692-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.02.TCC.1692pt_BR
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